Uma Reflexão Extraordinária
(Facundo Cabral)
Não é depressão, é distração em relação à vida própria e à natureza. É bom não cair por um único ser humano quando há muitos milhões no mundo! Além do mais não é tão ruim viver só. A solidão permite a pessoa aprender conhecer a si mesma.
Não siga o exemplo do pai que se sente velho aos setenta anos, sem lembrar que Moisés comandou o êxodo aos oitenta e Rubinstein interpretava Chopin com maestria aos noventa, citando apenas dois casos conhecidos.
É distração acreditar que perdera algo. É impossível, porque tudo fora doado, desde o cabelo da cabeça, não se é dono de nada. Não é depressão, é distração. Além disso, a vida não tira coisas, liberta a pessoa de coisas. É necessário aliviar-se para que possa voar mais alto, para alcançar a plenitude. O ser humano vive numa escola, e o que chama de problemas são apenas lições. Não se perde coisa alguma: Aquele que morre apenas está adiantado em relação a quem fica, porque todos seguirão. E não esqueça, que o melhor dele, o amor, continua vivo no coração de quem ama.
A morte é apenas a mudança. E do outro lado há pessoas maravilhosas a espera: Gandhi, o Arcanjo Miguel, Whitman, Santo Agostinho, Madre Teresa, seu avô e minha mãe. Ela acreditava que a pobreza está mais próxima do amor, porque o dinheiro traz distração com coisas demais, e nos machuca, porque nos torna desconfiados.
Faça apenas o que ama e alcançará felicidade. O sucesso chegará quando for a hora, porque o que deve ser será, e chegará de forma natural. Faça as coisas apenas por amor e terá plenitude. A plenitude é movida pela força natural da vida, por isso mesmo, sem esforço. Foi essa força que me ergueu quando caiu o avião que levava minha mulher e minha filha; a mesma que me manteve vivo quando os médicos me deram três ou quatro meses de vida.
Deus tornou a pessoa responsável por um ser humano, que é ela mesma. Deve trazer felicidade e liberdade para si própria. E só assim poderá compartilhar a vida verdadeira com todas as outras pessoas. Lembre-se do mandamento: "Amarás ao próximo como a ti mesmo". Reconcilie-se contigo. Coloque-se diante do espelho e pense que esta criatura que vê, é uma obra de Deus, e decide nesta hora ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição. Aliás, a felicidade antes que um direito, é um dever; porque se não sentir-se feliz, estará levando amargura aos vizinhos. Um único homem que não possuiu talento ou valor para viver, mandou matar seis milhões de judeus, seus irmãos.
Há tantas coisas para experimentar, e a passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo. Pode-se experimentar a neve no inverno e as flores na primavera. O chocolate de Perusa, a baguette francesa, os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios. O futebol dos brasileiros, As Mil e Uma Noites, a Divina Comédia, Quixote, Pedro Páramo. Os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman; a música de Mahler, Mozart, Chopin, Beethoven; as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velázquez, Picasso e Tamayo, entre tantas maravilhas.
Se a pessoa está doente, podem acontecer duas coisas, e ambas positivas. Se a doença ganha, liberta a alma do corpo que é cheio de processos (tenho fome, frio, sono; tenho vontades, razão, dúvidas, etc.). Se a pessoa vence, será mais humilde, mais agradecido... Portanto, facilmente feliz, livre do imenso peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade, disposto a viver cada instante profundamente, como deve ser.
O que se diz deprimido está apenas desocupado. Ajude a criança que precisa de si, ela será sócia do seu filho. Ajude os velhos e os jovens lhe ajudarão quando chegar sua vez. O serviço prestado é uma forma segura de ser feliz, como gostar da natureza e cuidar dela para aqueles que virão. Aquele que dá, recebe. Ame até que se torne o ser amado; mais ainda converte-se no próprio Amor. E não se deixe enganar por alguns homicidas e suicidas.
O bem é maioria, mas é silencioso, passa despercebido. Uma bomba faz mais ruído que uma caricia, porém, para cada bomba destruidora, há milhões de carícias que alimentam a vida. Vale a pena fazer o bem.
Deus nos dá tudo o que necessitamos e escolheu o nosso coração para viver. Não prometeu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva; porém Ele prometeu força para cada dia, consolo para as lágrimas, e luz para o caminho.
“Quando a vida te trouxer mil razões para chorar, mostra que tens mil e uma razões para sorrir”
Resumos Relacionados
- Quer Ser Feliz?
- Http://ropelayo.blogspot.com/
- Feliz Dia Dos Namorados.
- Eu
- Chave
|
|