Quem é Jesus?
(José William da Silva)
Novo Testamento ou nova aliança... Esta narrado nos quatro Evangelhos, que o proprio filho de Deus veio ao mundo para estabelecer uma nova aliança entre Deus e os Homens. É bom lembrar que ouve um primeiro pacto de Deus com os homens, através de Moisés. tanto isto é verdade, pelo simples fato de que Evangelho é uma palavra grega e que tem como significado "Boa Nova". E está representada pela vinda do filho de Deus junto aos homens. Alem do valor religiosos das Sagradas Escrituras simplemente representado pela palavra "BIBLIA" que é um livro maravilhoso de beleza literaria inigualavel, e de narrações fantasticas dentro de uma linguagem accessivel a qualquer pessoa que saiba ao menos soletrar as palavras, e um fato surpreendente, quando iniciamos a leitura, é como se estivessemos no dezerto escaldante, e de repente encontrase-mos um oasis de agua cristalina e fria: onde pudessemos saciar nossa sede. Desta forma a Biblia, não serve apenas para rezarmos, e sim, para nos comunicar a Vida.
E vida plena com o Senhor dos Senhores, e seu filho sendo Deus e Homem, é a propria expressão total dessa aliança. ou seja, Cristo representa a aliança aberta a todos os homens, a todos os povos de qualquer tempo e de qualquer lugar, pobres ou ricos, podemos afirmar com absoluta segurança; que o Senhor Deus do Universo quer, reunir toda a humanidade, como uma familia em que todos serão irmãos.
O Reino de Deus, é fraternidade e amor. Após estas palavras escritas, perguntarmos quem é Jesus?
Voce tem a resposta na ponta da lingua... O Filho de Deus. Os habitantes da Galileia acreditavam que o filho de Deus tão divulgado pelos profetas chegaria com grande alarido, viria como um Rei triunfante, que libertaria a nação judaica do poderiu romano e faria Israel retornar ao antigo esplendor dos tempos de David e Salomão. Marcos no segundo evangelio que tem seu nome, no primeiro capitulo e verso segundo faz a seguinte apresentação do filho de Deus: "Conforme esta escrito no profeta Isaias: Eis ai envio eu o meu anjo ante a tua face, o quel ira adiante de ti preparar-te o caminho", E no verso seguinte esta assim explicitado. "Voz do clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as sua veredas". Fica claro que o objetivo de João Batista era unicamente a missão ou declaração de que Jesus era o Messias e filho do Altissimo, o Senhor do Universo. Cristo foi batisado no Jordão, e esta assim expicitado nos versos de nove a onze: E Aconteceu isto, Jesus de Nazaré, da Galileia, foi batizado no Rio Jordão por João Batista. E logo que saiu das aguas viu os Céus abertos e o Espirito Santo em forma de Pomba pousava sobre ele. E ouviu-se uma voz que decia dos Céus, Tu és meu filho amado, em ti tenho posto toda a minha complacência. O Livro de Marcos é apenas o principio da Boa Noticia, Marcos não quis apenas escrever um livro, mas deixou claro que este livro deverar ter continuidade no tempo presente a atividade concreta de Cristo, pelo nosso procedimento que faça renascer a esperança de vida na nova Jeruzalem de Deus.No Evangelho segundo Lucas, tem a seguinte visão, ou seja o caminho de Jesus inicia o processo de libertação na História, ou melhor o programa de libertação dos oprimidos que é apresentado no discurso que Jesus proferiu na sinagoga de Nazaré. conforme narra Lucas no Cap. 4 - Ver. 16 até o verso 18 - "E veio a Nazaré, onde se havia criado, e entrou na sinagoga, segundo o seu costume, em dia de Sábado, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do Prefeta Isaias. E quando desenrolou o livro, achou o lugar onde estava escrito. O Espirito do Senhor repousou sobre mim, pelo que ele me consagrou com a sua unção, e enviou-me apregar o evangelho aos pobres, e sarar aos quebrantados de coração. Aos fazermos alguns comentarios sobre os escrito do Evangelho segundo João, é oportuno lembrar que os tres primeiros, Mateus, Marcos e Lucas, estão relatados muitos milagres que ocorrem pelas mão do Mestre dos Mestre, o proprio filho de Deus.
No Evangelho escrito por João, vamos encontar logo no capitulo primeiro alguns versiculos que determina a vinda de Jesus, da seguinte maneira..."No principio era o verbo e o verbo estava como Deus... ou ainda, Ele estava no principio com Deus... Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Desta forma a revelação de Deus em Jesus coloca o mundo em julgamento.
Tambem é bom lembra que o Senhor Deus, entregou seu filho Unigenito, para que todo o que nele crer não pereça mais tenha a vida eterna. Desta forma para concluirmos nossas observações dos evangelhos, vamos nos reportar ao Caitulo 28 e versos 16 a 20 do Evangelho segundo Marcos. - E os onze discipulos partiram para a galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado, e quando o viram, o adoraram; mais alguns duvidaram. E chegando-se Jesus, falou-lhes , dizendo, É me dado todo poder no céu e na terra. Portanto Ide, "ensinai " toda as nações, batizandoas em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo. Ensinado-as a guardar todas as coisa que vos tenho mandado, e eis que estou com vosco até a consumação dos seculos.
Resumos Relacionados
- João 1
- Evangelho De Lucas
- O Batismo De Jesus
- João, O Evangelho Do Amor
- Evangelho Segundo Mateus
|
|