Ser Feliz
(Francisco do Espírito Santo Neto; Ditado por Hammed)
"... Assim, pois, aqueles que pregam ser a Terra a única morada do homem, e que só nela, e numa só existência, lhe é permitido atingir o mais alto grau das felicidades que a sua natureza comporta, iludem-se e enganam aqueles que os escutam..." (Capítulo 5, item 20).
Os caminhos que levam à felicidade fazem parte de um método gradual de crescimento íntimo cuja prática é exercitada degrau a degrau, pois a felicidade é a realização de um constante trabalho interior.
Ser feliz é uma questão comportamental em face das tarefas que viemos desempenhar na Terra.
O principal objetivo do homem é progredir espiritualmente e, ao mesmo tempo, tomar consciência de que os momentos felizes ou infelizes da vida são o resultado direto das escolhas, vivenciadas ao longo do caminho.
No entanto, é comum a pessoa tomar como jugo deveres que não lhe pertence, assumindo compromissos que pertencem ao livre-arbítrio de outrem. O erro começa ao zelar pelas outras pessoas e as proteger, deixando de segurar as rédeas e decisões dos próprios caminhos.
É comum a pessoa investir toda sua felicidade em relacionamentos cheios de expectativas coloridas, condenando-se sempre a decepções crônicas.
Somente a própria pessoa é o regente do seu destino. Sucessos ou fracassos são o resultado de suas atitudes construtivas ou destrutivas. O homem foi criado para desfrutar a felicidade. É seu direito natural.
Para sentir as primeiras ondas da alegria de viver, basta aceitar que cada ser humano tem um ponto de vista que é válido, conforme sua idade espiritual.
Para ser feliz, basta compreentender que a felicidade dos outros é também a sua felicidade, porque todos são filhos de Deus, e estão todos sob a sua Proteção, formando um único rebanho, do qual, segundo o Evangelho, nenhuma ovelha se perderá.
É fácil demais culpar um cônjuge, um amigo ou uma situação pela insatisfação de sua alma, porque o pensamento dominante é que os outros deveriam se comportar de acordo com os seus planos e objetivos e então, tudo seria perfeito. Esquecido de que ninguém possui o controle da vida dos outros. A felicidade dispensa rótulos, e o planeta Terra seria mais repleto de momentos felizes, se cada um olhasse o outro sem limitações preconceituosas, compreendendo que cada indivíduo é uma pessoa singular e distinta.
A felicidade baseia-se numa integração satisfatória à vida social, familiar, psíquica e espiritual, e também numa capacidade de ajustamento às diversas situações vivenciais.
Felicidade é simplesmente a noção de que pode-se satisfazer as necessidades com as reais possibilidades que se aprentam. Refletindo desse modo,considera-se que o trabalho interior que produz felicidade não está circunscrito, obviamente, a uma única vida, mas um longo processo de aprendizado que levará muitas existências, através da Eternidade, nas muitas moradas da Casa do Pai.
Resumos Relacionados
- A Felicidade Existe?
- Felicidade
- Felicidade Interior
- O Alquimista
- Encontre A Felicidade
|
|