Feitiço
(Benute Santos)
Inquestionavelmente o avanço tecnológico é, quase sempre, um encanto. Mas pode virar um feitiço.
Conta-se que dois pilotos reformados voavem no garimpo. O piloto em comando pediu ao co-piloto que tirasse o trem de pouso. Isto é: recolher o trem de pouso. O co-piloto acionou o botão errado. Ao invés de recolher o trem de pouso, recolheu o flap. A aeronave perdeu sustentação e caiu na cabeceira da pista. Se aquela aeronave tivesse um computador, certamente ele perguntaria: tem certeza que deseja efetuar esta operação? Ficaria para o piloto a rsponsabilidade de efetuar ou não a operação.
Por outro lado, a tecnologia faz do piloto, apenas um passageiro tomando conta do painel. Se o painel apagar, não há o que fazer. Em algumas aeronaves, os computadores controlam tudo.
Depois do acidente, todos encontram alternativas que poderiam ter evitado a catástrofe e muitos são responsabilizados. Menos a tecnologia avançada, a qual, pode ser um encanto ou um feitiço. Encanta pela utilidade por todo o tempo, exceto quando há um pane. O principio de funcionamento dos motores continua o mesmo,mas a tecnologia para fazê-los funcionar é outra muito avançada e, nas panes, o atraso supera o avanço.
Resumos Relacionados
- Ônibus Espacial – Descendo...
- Zmaj R-1
- Especialistas Têm Duas Hipóteses Para Explicar Acidente Da Tam
- Arado Ar 234 Blitz
- Göeppingen Go 9
|
|