BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Internet como Ferramenta no Ensino e Aprendizagem
(Cristiane Farias Brandão da Cruz)

Publicidade
Por: Cristiane Farias Brandão da Cruz

           A Internet é um conglomerado de redes, com computadores e celulares interligados por IP’s (Protocolos de Internet), o que permite o acesso rápido às informações e a todo o tipo de transferência de dados.
 
            O uso das redes (Internet) como uma forma de interação no processo de educação, através do acesso discado, via rádio, cabo ou satélite, amplia a comunicação entre o educando (aluno) e o educador (professor).
 
            Educar com o auxílio da Internet, ajuda na quebra das ‘barreiras’ geográficas, culturais e socioeconômicas, tendo em vista que de qualquer ponto do planeta, as mesmas informações disponíveis podem ser acessadas através da rede. Ou seja, a Internet proporciona a ‘democratização’ da educação.

            Ao utilizar a Internet no processo de ensino-aprendizagem, o mais importante é destacar como a rede será utilizada quanto à originalidade, à criatividade, à segurança, etc., devendo estes tópicos, serem estabelecidos dentro de cada sala de aula, por cada educador.
 
            O uso da Internet leva-nos a acreditar em uma nova era e dimensão qualitativa do ensino-aprendizagem. Através desse uso, coloca-se o ato educativo mais voltado para uma visão cooperativa. Além do que, a utilização das redes, traz à prática pedagógica um ambiente mais atrativo, onde o educando (aluno) se torna capaz, por meio da auto-aprendizagem e de seus educadores (professores), de poder tirar proveito dessa tecnologia para a sua vida.
 
            A Internet proporciona um ambiente interativo e graficamente muito rico e atrativo. Possibilita aos professores (educadores), por exemplo, disponibilizar os conteúdos abordados na sala de aula em tempo real para os educandos (alunos), através de dispositivos e ferramentas como webcams, websites, etc., disponíveis na Internet. A rede também permite a pesquisa e a troca de informações em tempo real através dos sistemas de messengers (mensagens instantâneas) e do serviço VOIP, por exemplo, que consiste em um serviço de voz através do ambiente web, podendo ser acessados de dispositivos como computadores e celulares.
 
            Aliar as novas tecnologias ao processo ensino-aprendizagem significa impulsionar educandos (alunos) e educadores (professores) a se desfazerem da ‘persona da passividade’.
 
             Necessário se torna que os educadores se apropriem dessa idéia e das novas tecnologias, vendo nestes, uma expressão do ensino-aprendizagem mais dinâmica e democrática. Para tanto, as instituições de ensino devem extinguir o ‘faz de conta’, isto é, a simples aquisição de computadores, e de fato, abrirem as portas do mundo virtual / web para os seus educadores e educandos, possibilitando um maior processo de inclusão e interação com a sociedade, pois essa interação traz preciosos conhecimento.



Resumos Relacionados


- Didatica

- Internet

- A Internet E O Conhecimento

- Métodos E Técnicas No Uso Das Novas Tecnologias

- Ensino A DistÂncia - Ead



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia