BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Introdução à Economia - princípios básicos
(Paul Krugman)

Publicidade
De forma geral a Ciência Econômica ou Economia estuda como as sociedades humanas produzem e trocam seus bens , como gerem os fatos corriqueiros de sua vida material ( obter alimento , vestuário , habitação, etc...). No caso específico da sociedade atual ela estuda como o sistema de produção capitalista produz os bens , qual a interação entre seus agentes e que leis regem seu funcionamento.
O nível mais básico da Economia é a escolha individual. Os indivíduos fazem diariamente decisões sobre o que consumir ou o que produzir e a resultante destas decisões gera os fenômenos econômicos.

A escolha individual segue alguns princípios:
1) Escolhas são inevitáveis porque os recursos sempre são menores que as necessidade , o que desejamos é sempre mais do que podemos obter , portanto sempre temos que fazer escolhas. Assim um princípio básico é que recursos são escassos.
2) Toda vez que optamos por uma coisa estamos também deixando de escolher outra. Se tenho que escolher entre viajar para o exterior nas férias ou trocar o carro , o custo de uma opção incluirá o a perda do benefício que abro mão ( se opto por viajar terei o custo de andar com o carro antigo mais um ano , se troco o carro terei o custo de não passar as férias em um local que desejaria). Este custo inerente a toda opção denomina-se custo de oportunidade.
3) De forma geral as pessoas tendem a tentar melhorar sua situação e , portanto , tendem a modificar suas decisões se tiverem incentivos para tal. Assim incentivos podem modificar as escolhas.

Os indivíduos desejam obter bens que consideram necessários e isto cria o estímulo para que outros produzam estes bens ( sendo que o mesmo pode ser produtor de um bem e consumidor de outros). Numa economia capitalista a produção é feita de forma independente , cada indivíduo ou empresa produz os bens que deseja na quantidade que decide , não seguindo um plano preestabelecido. A regulação do que e em que quantidade será produzido será feita a posteriori ao serem colocados em contato produtores levando seus produtos para vender e consumidores escolhendo o que comprar isto é o que se denomina economia de mercado ( habitualmente referido apenas como mercado).
De forma geral os mercados tendem ao equilíbrio , entendendo-se por equilíibrio a situação em que nenhum indivíduo conseguirá ficar em melhor situação se agir diferente. Os mercados também tendem a realizar uma alocação eficiente de recursos sendo eficiência definida como a utilização de recursos de tal forma que não é possível melhorar va situação de alguém a não ser piorando a de outrem ( ou seja , os recursos estão empregados da melhor forma possível).

Ao dizer que os mercados tendem ao equilíbrio e á eficiência não queremos dizer que isto sempre ocorra , alguns fatores podem levar a desequilíbrios e ineficiência:
- as escolhas individuais podem ter efeitos colaterais ( escolher ter um carro implica em aumentar o número destes e os engarrafamentos , com perdas por atrasos)
- uma parte da sociedade captura maior parcela dos recursos gerando desigualdades
-alguns bens não são administrados eficientemente pelo mercado
Quando o funcionamento do mercado per si não consegue gerar equilíbrio e eficiência a intervenção governamental através de políticas econõmicas pode corrigir estas falhas



Resumos Relacionados


- Definição De Microeconomia

- Custo De Oportunidade

- OrÇamento PÚblico - Ii

- Escassez

- Os Problemas Fundamentais Que Se PÕem A Qualquer Economia - Ii



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia