Uma HISTÓRIA EM ABERTO
(José William da Silva)
É muito provavel que Antonio Conselheiro, espelhou-se no Padre Ibiapina, que fora Juiz da Comarca de Quixeramobim no Estado do Ceará, antes de optar pelo Sacerdocio. O Padre Ibiapina, dedicou-se a vida de peregrino pelos sertões. Pelas suas obras em favor dos menos favorecidos passou a ser conhecido pelo Santo do Nordeste. Euclides da Cunha, quando correspondente do Jornal o Estado de São Paulo, perpetuou a imagem de Antonio Canselheiro com a seguinte narrativa. Sua aparência extranha e vida de penitente causa admiração e respeito, ao contrario dos padres, a quem o povo carente já se abituou a ver como homens normais, tanto pelo fato de alguns deles viverem amancebados, e o descaso com os menos favorecidos. Antonio Coselheiro era o oposto, vivia de esmolas, sua alimentação era o absolutamente nescessario para a sobrevivencia, jamais domia em camas ou redes.
No inicio de sua vida como peregrino o beato chamava a atenção, pela aparencia misteriosa e incomum.
Sua fama teve inicio quandos boatos surgiram sobre milagres atribuidos a ele, mas é bom lembrar que na sua peregrinação as pessoas de inicio apenas o observava por ser uma figura extranha, alguns mais afoitos aproxima-se e fazia perguntas, de onde vem e para onde vai, o beato, passou a aproveitar-se destes momentos para dar conselhos, em pouco tempo, já não estava mais sosinho, surgiram varios acompanhates. De uma hora para outra, o nordeste foi impregnado pela fama do andarilho, que passou a ser visto como "MILAGREIRO", As pessoas vinham de todos os lugares para conhecer o novo Santo do Sertão, e ouvir os seus conselhos, dai o nome Antonio Canselheiro, cada dia mais pessoas passaram a aconpanhar o Beato. A maioria dos escritores, afirmam que durante vinte anos, Antonio canselheiro perigrinou pelo Nordeste, e a cada dia, ficava maior o numero de fiéis. A chegada do beato em qualquer cidade, era uma festa. Coselheiro não ficava limitado as suas pregações, ele e seus seguidores construiam igraja, cemiterios, restauravam as barragens dos açudes, desta forma, em cada localidade por onde passava a festa estava pronta, todos os habitantes em primeiro lugar assistiam suas pregações: Dai a grande desavença em o Beato, a Igreja e os Fazendeiro passaram a perceber a falta de gente para o trabalho em suas propriedades, os Padres por outro lado, mesmo reconhecendo que Antonio Conselheiro estava realizado um trabalho humanitario, se viam relegados a segundo plano. Teria que haver uma maneira de barrar as suas andanças. Mesmo sendo preso em 1876, por varias denuncias, nada ficou provado em seu retorno, continuou a missão de sua vida, e com maior prestigio, passou a alertar o povo sobre a ganância dos poderosos. Conselheiro com a Proclamação da Republica, passou a fazer um discurso contra a mudança do regime. A Monarquia, libertra os escravos, era mais radical ao
afirmar que o Imperador tinha o poder legitimado por Deus, e os republicanos pregavam o ateismo, na realidade um ameação a Igreja Catolica. Com esta nova pregação contra as autoridades constituidas, Conselheiro passou a ser mais perseguido, e para culminar o Governador da Bahia, tomou conhecimento de que o Beato quimara os Editais do Governo que cobrava impostos. Fato ocorrido em Bom Conselho no ano de 1893. Outro ato do Governador da Bahia, foi o envio de tropa policial para dissolver seu bando e prender Conselheiro. Poucos tempo se passou, quando nas proximidades de Masseté, os soldados entraram em choque com os beatos, todavia a luta durou pouco os trinta e cinco soldados foram derrotas pelos beatos de Antonio Conselheiro. Após o combate verificou-se que alguns fiéis haviam morrido, isto fez com que o lider Antonio Conselheiro, chegou a seguinte conclusão, é chegada a hora de concluir nossa perigrinação, devemos procurar um lugar para criar nossas raizes, chega de andanças. Diante da decisão tomada pelo lider, todos continuaram a seu lado e partiram em busca da terra prometida. Seguindo pelas margens do Rio vaza-Barris, encontraram um velha e abandonada Fazenda. Inicialmete o lugar fora batisado como Arrail de Belo Monte, porem, existia naquela região uma planta que a muitos anos atraz, as pessoas residentes na localidade, fumavam cachibo, e o cabo do mesmo era extraido de uma planta, cujo talo era oco e longo, que servia para adaptar ao cachibo seu nome era "Canudo-de-pito. desta forma o povo fez a modificação "Arraial de Canudos".
O desenvolvimento daquele Arraial, foi espantoso, basta dizer que todos os dias chegavam familias e mais familias, e pasmem, o transporte mais proximo estava a 200 km. e ficava em Queimas, as dificuldades para se chegar ao Arrail, eram dificultadas pelo terreno acidentado, e dominado pela caatinga que dominava toda a area. A Construção da Igreja Nova, mobilizou grande parte dos hebitantes de Canudos, todo o material para a nova Igreja, era adquiro na Cidade de Juazeiro Bahia, como a ultima remessa não havia chegado o Beato mandou um emissario para a reclamação e, avisando se existia falta de carregadores, ele mandaria seus homens. este aviso foi recebido como ameaçã. Dai surgindo em pouco tempo a maior Guerra Civil já vista no Pais e que durou cerca de 10 meses.
Resumos Relacionados
- Messianismo_religiosidade E Revolta Social
- Os Sertoes - O Homem
- Os Sertões
- Os Sertões
- Sertões
|
|