Bala CONTROLADA POR RÁDIO
(Exame Informática)
A tecnologia militar está cada vez mais a desenvolver-se com o aparecimento de novos modelos de armas.
Desta vez, o exército norte-americano está a testar a nova arma denominada XM25 com controlo de rádio, que permite desviar a trajectória das balas disparadas, durante o seu percurso.
Tendo como objectivo diminuir o risco dos civis, esta arma é uma alternativa com mais precisão para os lançadores de granadas e às artilharias aéreas, além de os seus custos serem mais reduzidos
Assim será mais fácil atingir os alvos como, soldados escondidos em trincheiras, qualquer obstáculo atrás de paredes ou em qualquer lugar de aceso muito restricto e difícil.
Segundo dados explicativos relatados na revista New Scientist, esta tecnologia é um bocado complexa no seu funcionamento, mas de conceito muito simples.
A XM25 usa um dispositivo a laser para calcular a distância exacta do objecto a atingir. Após o cálculo dessas contas, o operador do dispositivo adiciona ou subtrai até 3 metros de distância e assim efectuar um disparo com explosão inteligente.
Um sinal de rádio enviado pela arma a um microchip dentro da bala, provoca a detonação depois de uma informação precisa sobre a distância do alvo.
O segredo também estará no transdutor magnético dentro da bala que, por meio do campo magnético da Terra, é capaz de gerar uma corrente alternada.
O exercito norte-americano vai testar os protótipos em breve no Iraque e Afeganistão e a versão final desta arma está prevista para 2012.
Resumos Relacionados
- Lesões Transfixantes
- Definição De Boca De Digitalização
- O Que é Bomba
- Ak-47 A Arma Mais Mortífera Do Mundo.
- Exército Dos Eua Quer Carregamento De Bateria Wireless Em Toda Parte
|
|