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Supermotores para aviões
(?Mega Arquivo; Conhecer)

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  Supermotores para aviões
O maior avião comercial do mundo é o Boeing 747, que pode carregar quase 500 passageiros, mas a meta é aumentar para 600 a 800 passageiros. Isso só será possível com os supermotores. Tem o dobro da potência e são mais econômicos e silenciosos. Os maiores modelos tem empuxo de 25 a 35 toneladas, suficiente para elevar vários caminhões cheios de carga, prevê-se um empuxo de 50 toneladas em breve, o que equivaleria a dezenas de milhares de CVs ou a potência de uma frota de veículos. O princípio de funcionamento de um motor á jato convencional é o seguinte: primeiro, um compressor aspira o ar pela parte dianteira e o condensa. O ar aquecido flui até a câmara de combustão, onde se mistura com querosene, queima até 1200°C. O resultado é um gás energético que tende a dilatar-se avançando a grande velocidade pelos rotores da turbina. Situados atrás da câmara, a turbina gira, mantendo os compressores em movimento. O gás com a energia que lhe resta escapa num jato para trás e é isso o que empurra o avião para frente pelo princípio de reação. Até os anos 60, a medida que os aviões aumentavam de tamanho, os construtores fabricavam motores cada vez maiores. Assim, ganhava-se potência, mas também crescia o ruído e o consumo. O avanço tecnológico surgiu no final dos anos 60 com o Jumbo 747, que quase triplicou o tamanho de seu antecessor o 707. O desenvolvimento dos novos super- reatores custou bilhões de dólares, somas que só podiam gastar 3 companhias: Pratt&Witney e GE nos EUA e a Rolls Royce na Inglaterra, ainda assim com riscos. A primeira superou uma enorme fase de problamas até que seu turbofan funcionasse. A Rolls Royce quase faliu, só a GE agüentou o temporal. Para competir com o Air Bus 330, a Boeing anunciou o 777. Os demais fabricantes não ficaram de braços cruzados. A solução não seria fabricar motores cada vez maiores. O Airbus 340 tem 4 motores relativamente pequenos que se produz aproximadamente o mesmo empuxo total que no quase idêntico 330 que leva 2 turbofans.



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