Como Transformar Conflito em Crescimento Profissional
(Fonte: Fellipelli Instrumentos de Diagnostico e Desenvolvimento Organizacional)
Seja transparente: se o argumento para as decisões não for transparente, os problemas complexos serão camuflados ou os funcionários serão surpreendidos por problemas que consideram fora da realidade.
Pratique: é mais difícil concretizar melhorias se os lideres não tem as habilidades para conduzir conversas difíceis de maneira construtiva, que permita o fluxo de criatividade.
Não fique parado: o segredo é avaliar o custo de não tomar uma decisão em relação ao beneficio que qualquer mudança pode trazer, e manter-se aberto a essa escolha.
Invista Sua Energia nos Tempos Difíceis: é um erro acreditar que a produtividade sustentável vem apenas de “se entregar mais” em épocas como esta, em vez de conversar e escutar mais atentamente que o normal.
Assegure que todos sejam responsáveis por resolver o conflito: Os funcionários que repassam aos seus superiores a responsabilidade de resolver qualquer desentendimento nunca amadurecem nem chegam a ser cidadãos organizacionais úteis _ muito menos futuros lideres.
Reconheça que não há regras para tudo: é importante pesar o melhor resultado possível a ser atingido e o tempo necessário para chegar a ele. A chave está em identifica-lo e questionar se é a solução que melhor atende a situação.
Procure entender as emoções por trás do problema: invista tempo em compreender também as suas necessidades pessoais na situação e o impacto emocional que eu ela tem sobre você.
Procure distanciar-se emocionalmente: a resolução do problema só pode ser alcançada por alguém que consiga avaliar a situação de maneira mais objetiva.
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