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A demanda de produtos florestais
(Ricardo Berger; João Batista Padilha Junior)

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O mercado começa e termina nos consumidores. Toda a produção, distribuição e comercialização tem por objetivo final satisfazer o desejo dos consumidores, logo seu estudo é fundamental para a coleta das informações necessárias ao bom desempenho do negócio florestal.

A função demanda deriva da teoria do comportamento do consumidor que possui duas abordagens: a teoria cardinal ou clássica e a teoria ordinal ou neoclássica.

Pela teoria cardinal o consumidor racional possui utilidade associada ao consumo sucessivo de bens e serviços. A satisfação obtida é menor em cada unidade adicional consumida, levando o consumidor a querer pagar menos por ela.

Pela teoria ordinal o consumidor consegue representar seu desejo na forma de uma cesta de bens, sem considerar utilidade do consumo. Definida a cesta, descreve-se a restrição do orçamento a partir da renda do consumidor. Da combinação entre cesta e orçamento se obtem a curva de demanda individual para determinado produto ou serviço.

Cada consumidor tem uma curva de demanda diferente. A soma horizontal das quantidades individuais demandadas pelos consumidores deriva a curva de demanda de determinado mercado.

A curva de demanda do mercado é uma relação econômica que mostra o quanto que os consumidores estão dispostos a adquirir de certo produto ou serviço no mercado aos diferentes níveis de preço, num determinado período de tempo, mantidas constantes todas as demais variáveis que poderiam afetar o processo.



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