Uma questão de dom
(Sérgio Teixeira)
Muitos pais de crianças demasiadamente tímidas, são incentivados a inscrever seus filhos em cursos de dança ou teatro, para compensar o comportamento de timidez. Entretanto, é preciso cuidado nessa tomada de posição, pois se o talento aparece, os pais já começam a planejar os passos para que os filhos venham a ser artistas. O desejo começa de forma inocente, mas, se não for analizado adequadamente, com cautela, o que era um prazer para o jovem, pode se tornar alvo de exploração. São muitas as crianças que participam de cursos de teatro, dança ou música, a contra-gosto, obrigadas pelos pais. Na maioria das vezes, são os adultos que têm tal vontade e não os jovens. Conforme afirmações da bailarina Vanessa Cristina Manarelli, monitora do Balé Municipal de Araçatuba, quando a criança se vê obrigada a praticar uma atividade que não lhe agrada, pode criar uma aversão muito grande, gerando uma série de fatores contrários ao seu normal desenvolvimento. Por outro lado, se os pais perceberem que os filhos dançam com espontaneidade, imitam artistas ou demonstram interesse por instrumentos musicais, estes devem ser incentivados.
Um outro problema apontado ocorre quando os pais projetam nos filhos os seus desejos interiores, tentando transformá-los naquilo que não foram e gostariam de ter sido.
Portanto, é preciso uma avaliação com especialistas para detectar os graus de inibição dos filhos, quando esta se apresenta de forma anormal.
Resumos Relacionados
- A Ilha Azul
- Os Filhos Do Divórcio
- IntroduÇÃo A Psicologia
- Filhos - O Drama Da Separação Dos Pais.
- O Limite Na Medida Certa
|
|