O HOMEM E O SAGRADO- A Religiosidade através dos tempos
(Bruno Muller; Douglas Flor; Nereu Haag; Ronaldo Steffen; Walter Steyer; Martinho Lutero Hoffmann)
O HOMEM E O SAGRADO - A Religiosidade através dos Tempos.
Esta obra foi escrita por uma equipe de estudiosos do fenômeno religioso e teólogos da Igreja Luterana,
diante da carência de um material mais contextualizado, percebida por alunos e professores da disciplina de Cultura Religiosa do Ciclo Básico da UniversidadeLuterana do Brasil.
O livro tem como subtítulo “a religiosidade através dos tempos”, pois é impossível a compreensão do presente sem termos conhecimento do passado. Por isso é apresentado o fenômeno religioso dentro de uma visão antropológica para entendermos a atual situação do homem moderno que tende a viver sem uma religião, mas tem o desejo de ter um relacionamento com o Sagrado. E isso é perfeitamente compreensivo, pois o homem é religioso por natureza e isto faz parte de sua essência, talvez seja esta a
justificativa de diversidades de religiões hoje e através da história da humanidade.
Há um capitulo dedicado a um resumo histórico e das bases fundamentais de crença das principais religiões, tais como: Hinduísmo, Budismo, Taoísmo, Confucionismo, Xintoísmo,Islamismo, Cultos afro-brasileiros, Judaísmo e Cristianismo.
Já sobre a Igreja Cristã é retratada desde os primórdios até o século XVI dando uma ênfase toda especial sobre o movimento da Reforma e a pessoa de Martinho Lutero.
As Igrejas que surgiram após a Reforma também são descritas (país de origem, fundador, rituais,..) tais
como: Anglicana, Presbiteriana, Batista, Metodista, Adventista, Mórmons, Exército de Salvação, Testemunhas de Jeová, Assembléia de Deus, Evangelho Quadrangular, Universal do Reino de Deus.
Por ser uma obra elaborada por teólogos Luteranos para uma faculdade Luterana, nada mais natural que fosse exposto à visão da Igreja Luterana, o que nos é ricamente apresentada nos três últimos capítulos. É digna de louvor a ênfase de procurar apresentar a sociedade seus pontos cardeais em prol de uma religiosidade contextualizada, isto é, integrada a realidade presente e não uma esperança vivencial na
eternidade.
São abordados temas e programas básicos como educação (religiosa, profissional, acadêmica) o valor
dado a este tema tem raízes históricas dentro da Igreja Luterana e é uma de suas prioridades. Já a ética social cristã no luteranismo não se restringe a conceitos puros e simples da visão teológica. Mas tem posições claras quanto a temas vivenciais do século XXI tais como: bioética, bebê de proveta, barriga de
aluguel, eutanásia, a sexualidade humana, prostituição, uso e dependência de drogas, genética.
Há uma explanação de questões fundamentais de ética aplicada nas questões ordem da vida, o uso do corpo, a ordem da vida familiar, a ética na política e nas questões legais.
No final do livro há um glossário muito rico, mapas e estatísticas bem interessantes.
Resumos Relacionados
- As Igrejas Evangélicas
- Cristianismo Esotérico
- As Grandes Religiões Do Mundo
- João Calvino, 500 Anos
- Motivos Que Levaram Lutero à Romper Com A Igreja
|
|