O Distrito
(Alexandre de Freitas)
O livro "O Distrito" é um romance com sutil fundamentação histórica. Mário Sanches saiu de Monte Belo quando tinha 15 anos e rumou para São Paulo em companhia de seu irmão, lá ele viveu por 45 anos trabalhando como pintor de letreiros. Chegou a se casar mas largou de sua mulher quando tinha 33 anos, passou o resto de sua vida sozinho, vivendo apenas uma curta relação com Sabrina, uma jovem que marcou sua vida.
Quando Mário completou 60 anos resolveu voltar para Monte Belo, localizada na região de São José do Rio Preto-SP. Porém, a localidade que ele esperava encontrar com características de cidadezinha do interior, estava em completa decadência. Frustrado e meio sem rumo se estabeleceu em São José do Rio Preto e ali se inicia uma "nova vida".
Morando nessa nova cidade, a qual ele pouco conhecia, surgem lembranças de como era Monte Belo na época de sua infância e partes de sua adolescência. Às vezes são lembranças dele (Mário Sanches), em outras passagens do livro é o narrador "oculto" que parece tentar explicar o que aconteceu com Monte Belo e com as pessoas que ali moravam. O mesmo narrador explica melhor a vida desse triste personagem e de outros. E vemos que a vida é fruto de percepções e sensações que temos sobre lugares e pessoas, a vida monótona que o personagem central leva remete-nos à realidade de muitas pessoas que chegam a uma certa idade com uma visão de mundo e uma percepção ampliadas pelo que sentiram e viveram.
Vale a pena lê-lo por inteiro! http://clubedeautores.com.br/book/2977--O_Di stritohttp://clubedeautores.com.br/book/2977--O_Distrito
Resumos Relacionados
- O Retrato De Dorian Gray
- Bebê Prematuro Dado Como Morto é Salvo Após Chorar No Necrotério
- A Hora Do Amor
- Lucíola
- Budapeste
|
|