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Preços e mercados(Lei da oferta e da procura/ mercados)
(Daniela Silva)

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Mercado- “local” onde se encontram os produtores com necessidade de oferta com os consumidores com necessidade de procura onde se decidem a quantidade e os preços transaccionados por um determinado bem.
->ñ têm necessariamente um local físico pois através das novas tecnologias o mercado pode desempenhar a sua função(internet,telefone,etc)
->pode ser um local físico ou virtual;
->é o ponto de encontro entre a oferta e a procura;
->no mercado da se a interacção entre o consumidor e o produtor;

Mecanismo de mercado
->os produtores ajustam os níveis de produção as necessidades da sociedade;
->oferta enfrenta procura com o objectivo de definir o preço e a quantidade a transaccionar do bem;
Procura e a lei da procura

Procura  individual
Quantidade procurada -designa as unidades de bens e serviços que os compradores desejam adquirir num determinado momento tendo em conta o preço do próprio bem, o preços dos seus substituíveis e complementares, o rendimento que dispõem e as suas preferências;
->aumento do rendimento reflecte um aumento na procura de diferentes bens;
->a quantidade procurada de um bem, como o café, depende do preço dos seus bens substitutos(cha,sumo) e ainda dos seus bens complementares( açúcar e leite) e também das preferências do consumidor

Bens substitutos (bem C  e bem D):
-a redução do preço de um dos bens substitutos (bem C)àprovoca aumenta a sua procura(bem C)àdiminuição da procura  do outro bem que lhe é substituível (bem D)
Bens complementares (bem A e bem B):
-àdiminuição do preço de um dos bens (bem A)àaumento da procura desse bem e do seu complementar(bem B)  ex. aumento do consumo de café leva ao aumento do consumo de açúcar

Curva da procura- relação entre os preços e quantidades procuradas de um bem, serviço e capital, mantendo-se constante os restantes factores condicionantes,;

Lei da procura- a quantidade procurada de um bem aumenta com  diminuição do preço desse mesmo bem;

Procura agregada- representa a soma das quantidades oferecidas individualmente para cada nível de preços. (ver f2,pag.203)

Deslocações da procura- ocorrem sempre que um dos factores determinantes da procura regista uma alteração, com excepção do preço do próprio bem(desloção para esquerda)

Oferta de lei da oferta
Quantidade oferecida de um bem corresponde ao número de unidades que os vendedores num determinado momento estão dispostos a colocar no mercado.
Depende
-custos dos factores de produção( quantidade varia na relação inversa)
-tecnologia(aumento da quantidade sempre que há inovação tecnológica)
-preço de um bem;
-preço de outros bens;*
*no caso bens complementares  à aumento do preço do bem complementar à tendência a aumentar quantidade do bem e dos bens que lhe são complementares
*no caso dos bens substitutos —>aumento do preço de um delsàtendência para a quantidade oferecida do bem substituto deste diminuir;

Curva da oferta
-quantidade oferecida varia na razão directa do aumento do preço;
-relação entre preço e quantidade oferecida é positiva;

Lei da oferta-quando o preço aumenta a quantidade oferecida aumenta;

Oferta agregada- representa a soma das quantidades oferecidas individualmente para cada nível de preços.

Deslocação da curva de oferta-ocorre sempre que um dos factores determinantes da quantidade oferecida sofre alterações(deslocação para direita)

Estrutura dos mercados
Mercados de concorrência perfeita  apresentam as seguintes características:
-atomicidade - ou seja, que exista um grande número de consumidores e um grande número de produtores, e que nenhum deles tenha dimensão suficiente para influenciar o mercado;
- mobilidade dos factores de produção - fácil conversão e deslocação dos factores produtivos
 -t ransparência os vendedores dispõem da totalidade de informação( preços,quantidades,condições de produção e comercialização)
- homegeniedade- os produtos não são diferenciados, têm função idêntica (ex.produtos hortícolas)
- liberdade de entrada no mercado : qualquer empresa pode produzir um bem sem que a concorrência se possa opor

Preço e quantidade de equilíbrio

Preço de equilíbrio- toda procura é satisfeita,não ficando nenhuma unidade oferecida por vender;
Quando para um determinado nível de preços a quantidade procurada pelos compradores é diferente da quantidade oferecida pelos vendedores, diz se que o mercado apresenta excesso de procura ou oferta.

Excesso de oferta-quando para um determinado preço a quantidade oferecida é superior á quantidade procurada;

Excesso de procura- quando para um determinado preço a quantidade procurada é superior á quantidade oferecida;

Concorrência imperfeita
Quando os mercados n apresentam as cinco condições de concorrência perfeita, são designados por mercados de concorrência imperfeita, são estes o monopólio, oligopólio e a concorrência monopolista.
Monopólio (ex.CP)-poder total sobre o preço do bem, n há concorrência
-um só produtor;
-inexistência de bens substituíveis próximos;
-barreiras que impedem a entrada de novos produtores;(intervenção do estado, elevados investimentos iniciais, dimensão do mercado consumidor)
Oligopólio (ex.pepsi e coca cola)-algum poder sobre o preço do bem
-existência de algumas empresa, embora poucas, que concorrem entre si no mercado de um produto;
Concorrência monopolística (ex. Mercado de detergentes) pouco poder
-muitas empresas vendedoras e muitos consumidores;
-bens diferenciados, bens com ligeiras diferenças;



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