BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Preços e mercados(continuaçao)
(Daniela Silva)

Publicidade
Tipos de Mercado

Aspectos positivos(1)

Aspectos negativos(2)
Concorrência perfeita
(1)
-O preço é definido através do confronto entre a oferta e a procura em mercados de bens homogéneos.
-O mercado apresenta condições a transparência, a atomicidade, a homogeneidade, a mobilidade dos factores de produção, a livre entrada e saída de mercado
(2)
-A atomização e a pequena dimensão das empresas são só factores que dificultam o investimento em pesquisa e melhoramento dos bens.
-É o mercado que afecta de melhor forma os recursos existentes.
Monopólio
(1)
-O preço é estipulado pelo monopolista
-As barreiras tecnológica legal e a dimensão do mercado impedem a entrada de novos concorrentes.
-O monopolista, ao obter lucros elevados, pode destiná-los a aumentar o investimento na empresa, ao contribuir para a inovação tecnológica e para a melhoria na qualidade dos bens
(2)
-A capacidade do monopolista controlar o preço pode lesar os interesses do consumidor, ao exigir preços mais elevados e ao apresentar bens sem grande evolução qualitativa.
-O poder de mercado do monopolista não é absoluto, é limitado pela intervenção do estado e pela existência de bens substitutos
Oligopólio
(1)
-O controlo sobre o preço de mercado que cada oligopolista tem depende da reacção dos seus concorrentes
-Há possibilidade dos oligopolistas estabelecerem acordos entre si com objectivo de controlar o preço.
-No mercado oligopolista as empresas podem oferecer produtos diferenciados ou não diferenciados.
(2)
-A capacidade do oligopolista controlar o preço pode lesar os interesses do consumidor fixando preços mais elevados e apresentando bens sem grande evolução qualitativa.
-A possibilidade dos oligopolistas estabelecerem acordos entre si, com o objectivo de aumentar os preços e os lucros, pode obrigar o consumidor a pagar preços mais elevados pelo bem.
Concorrência monopolística
(1)
-Muitos vendedores sem capacidade para controlar preços
-Produtos diferenciados
(2)
-A atomização e a pequena dimensão das empresas são factores que dificultam o investimento em pesquisa e melhoramento na qualidade dos bens
 
Fusões e aquisições

Fusões- consistem em submeter a um único centro de decisão unidades empresariais que ate então eram autónomas. Permitindo a redução de concorrência no mercado e a melhor aplicação de recursos.



Resumos Relacionados


- Economia

- "oligopólio". Concorrência Entre Os Poucos

- Demanda, Oferta E Equilíbrio De Mercado.

- O Que Faz O Mercado Mover-se? (bolsa)

- Regimes De Mercado: A Concorrência Perfeita



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia