Parceiro dominador faz do outro um servo e logo deixa de amá-lo
(Nahman Armony)
Uma das armadilhas prediletas do amor é a exigência de dedicação incondicional do parceiro.De início a vítima tenta resistir,manifestando seus desejos,discutindo,fazendo acordos.Mas se o outro é uma pessoa ardilosa,que exibe sofrimento diante das frustações causadas pelos atos afirmativos do parceiro,este acaba cedendo,desistindo de seus valores e de sua postura independente.
Em nome do amor,torna-se servo.E,quando a mudança se instala,parte do que era atraente nele_a força de sua personalidade,a diferença,o desafio,a incerteza_desaparece.Uma imagem exprime bem a situação:chupar a fruta até tirar dela todos os elementos nutritivos e então cuspir o bagaço.
Sua aprovação ou desaprovação deixa de ser relevante:já não serve para a auto_estima,para o orgulho de ter um parceiro altivo;já não é um parceiro de luta,pois sua personalidade e força sumiram.Onde deveria haver dois a enfrentar o mundo sobra apenas um com sua rabeira:uma sombra sem força de realização.
Logo perdeu a individualidade e,com isso,o charme e a essência.Deixou de existir como pessoa e foi descartado,ficando em um estado de extremo sofrimento e desvalorização.Sua auto-estima desapareceu e demorou para começar a recuperar sua identidade.
O amor exige concessões de parte .Mas certos princípios e sentimentos básicos pessoas não podem ser abandonados,sob pena de um desenvolvimento desfavorável de relação e,pior,de uma transformação de um ser humano consistente em uma inconsistência perigosa para o próprio viver.
Resumos Relacionados
- O Valor Da Auto-estima
- Massagens Eroticas
- O Beijo E Seus Tipos
- Três Formas De Dizer Amo-te
- Como Atrair Um Grande Amor
|
|