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Tdah, manejo assistencial e a sobrecarga gerada pela doença
(Minkoff NB)

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Am J Manag Care. 2009 May;15(5 Suppl):S151-9.

O Transtorno de Déficit  de Atenção e hiperatividade é uma patologia muito pouco conhecida na sociedade em geral. Quando muito, nos focamos no tratamento da criança, e só no período escolar, em grande parte das vezes. Infelizmente, muitas pessoas não tem a percepção da gravidade da doença e dos malefícios que o TDA ou TDAH podem causar no curso da vida de muitos desses portadores. Tanto que especialistas da Universidade de Harvard, trazem à tona uma questão de suma importância, que é o futuro das crianças e dos adolescentes portadores de TDAH. É muito comum que as crianças com TDAH apresentem desde cedo, muitas sequelas emocionais secundárias. A autoestima e auto-confiança declinam muito, o rendimento escolar idem, bem como aumentam as expulsões, repetências, o uso de álcool e ou drogas e transtornos como o Transtorno Bipolar, TOC e outros costumam ocorrer como uma das comorbidades. Portadores podem não ter mais vontade de ir à escola e podem abandonar os estudos, vivendo na marginalidade. Estudos como esse de Harvard traz uma uma estimativa do tamanho da sobrecarga da doença e sugere iniciativas para melhorar a evolução e prognóstico dessas pessoas. Uma proposta é a de assistência administrada ou seja, supervisão a esses jovens com TDAH quando eles se mostrarem disfuncionais e sem rumo diante da vida. Como é sabido, o TDAH é um transtorno que geralmente resulta em uma vida cheia de problemas persistentes de atenção e impulsividade, e que esses problemas, por sua vez, contribuem para um comprometimento global do sujeito com TDAH numa ampla faixa de funções que acometem a performance acadêmica, social e laboral. Os efeitos cumulativos e crônicos dessas dificuldades podem ser decisivos e traçar o significativo "peso" e a grande sobrecarga que tão frequentemente costuma ocorrer no TDAH, que culmina com prejuizo na qualidade de vida para os portadores e suas famílias e com um aumento significativo dos custos, e com perdas de rendimento. tal sobrecarga garante reflexoes significativas e planos de ação dos "cuidadores", em busca de solução clínica prática. Intervenções educacionais e ferramentas eficazes de resolução de problemas podem ser implantadas, para auxiliar os cuidadores com um diagnóstico acurado e um tratamento mais efetivo. Temos inúmeros trabalhos documentando os benefícios da farmacoterapia e realizando follow-up nesses pacientes. Essas medidas demonstram que todas as iniciativas feitas para o encorajamento e para a aderencia dos pacientes ao tratamento podem ser o melhor investimento para os cuidadores, que buscam melhorar a evolucao dos pacientes com TDAH.



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