Substituição preocupa empresas
(Mário Tonocchi)
A última reunião mensal de análise econômica do Comitê de Avaliação de Conjuntura da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) discutiu tema que esta causando grande preocupação entre empresários e executivos, a substituição tributária ( ou seja, a cobrança de ICMS na ponta d produção).
O setor de eletroeletrônicos informou que a redução de IPI foi praticamente anulada pela substituição tributária assim como o grande varejo também expôs que as negociações entre comércio e industria estão cada vez mais difíceis devido a antecipação do imposto.
O setor têxtil que ainda não entrou no sistema da substituição tributária também foi afetado por ter que pagar um valor de ICMS mais alto. O lucro desse setor quando realizava promoções de final de estoque ou troca de estações foi altamente afetado.
A cobrança do ICMS na origem da produção já existia nos setores de combustíveis, bebidas, cigarros e veículos mas desde o ano passado 23 novos setores foram incorporados ao sistema. Segundo o governo esse sistema torna a arrecadação mais eficiente na medida que evita a sonegação e a concorrência desleal. O mercado livre de energia elétrica, já sobre críticas, será o próximo incorporado.
Outras medidas governamentais, no entanto, não geram tntas reclmações. A restrição de tráfegos de caminhões por exemplo ocasionou a locação e construção de novos barracões nos arredores da cidade com distribuidoras buscando ficar próximas a capital paulista para atender os horários de restrição dos caminhões.
A economista Fernanda Batolla, da Credit Suisse Hedging-Griff, durante o encontro do Comitê de Avaliação de Conjuntura, fez projeções otimistas para a economia brasileira do pós-crise, tendo como uma das razões as exportações de commodities para a China. Fez também uma ressalva de que a renda real esta em desaceleração puxando a massa salarial para baixo o que pode prejudicar a economia. Segundo a economista isto só ira se reverter no segundo trimestre quando o emprego industrial voltar.
O sistema financeiro ainda esta cauteloso por que, apensar da melhora do credito para pessoas físicas a inadimplência entre pequenas e medias empresas ainda esta em elevação.
Resumos Relacionados
- A Importância Do Setor De Construção Civil No Brasil
- Economia Brasileira Começa Melhorar
- Capítulo Xxvi: O Fluxo De Renda Na Economia De Trabalho Assalariado
- Desenvolvimento Econômico Brasileiro
- Elevam Consumo De Energia
|
|