Intervenção E CONHECIMENTO NA ESCOLA: POR UMA CULTURA ESCOLAR DE EDF
(Tarcisio Mauro Vago)
A escola estabelece relações entre diversas culturas e deve valorizar a cultura que os alunos trazem de casa, ou seja, a cultura primeira que é aquilo que já sabemos.
A escola deve dar o acesso aos bens culturais, ensinar a duvidar do real (desvelamento) e a sociabilização, ou seja, garantir a formação. Formação essa que é a auto-reflexão crítica a consciência da nossa inconsciência, autonomia/liberdade, a autodeterminação do pensamento (inflexão em direção ao individuo, contra a consciência retificada e contra a massificação).
Devem fazer uma crítica às formas de cultura, ensinar a duvidar do real e principalmente do senso comum. Você pode mudar uma situação, reelaborar a cultura.
A escola é um local de produção de conhecimento e não de reprodução do mesmo. No caso da escola apenas reproduzir este conhecimento a sua intervenção na sociedade será difícil.
A escola estabelece relações entre diversas culturas e deve valorizar a cultura que os alunos trazem de casa, ou seja, a cultura primeira que é aquilo que já sabemos.
A escola deve dar o acesso aos bens culturais, ensinar a duvidar do real (desvelamento) e a sociabilização, ou seja, garantir a formação. Formação essa que é a auto-reflexão crítica a consciência da nossa inconsciência, autonomia/liberdade, a autodeterminação do pensamento (inflexão em direção ao individuo, contra a consciência retificada e contra a massificação).
Devem fazer uma crítica às formas de cultura, ensinar a duvidar do real e principalmente do senso comum. Você pode mudar uma situação, reelaborar a cultura.
A escola é um local de produção de conhecimento e não de reprodução do mesmo. No caso da escola apenas reproduzir este conhecimento a sua intervenção na sociedade será difícil.
Resumos Relacionados
- A Utilidade Da Filosofia Na Educação
- Entender A Educação Por Meio Da História
- Múltiplos Olhares Sobre Educação E Cultura
- Cultura Brasileira, O Que é, Como Se Faz.
- O Que é Escola?
|
|