Conheça e evite os principais erros na gestão de grupos
(Larissa Leiros Baroni)
Tratar pessoas como máquinas
Educação é fundamental não se pode tratar a pessoas de forma burocrática. O bom chefe é aquele que escuta, cria vínculos positivos, passa informações completas, tira dúvidas sem perder a responsabilidade e autoridade de chefe.-Ana Cristina Limongi, psicóloga e professora da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo)
Ser arrogante
Existe uma grande diferença entre ser assertivo e firme e ser simplesmente arrogante. Um chefe arrogante cria um clima desfavorável a produtividade, desestimula a equipe que tem medo de chegar até o gestor. Embora este tenha um papel de destaque não precisa usar disso para ser ouvido. -Rogério Martins, psicólogo e consultor de empresas
Deixar de fazer planejamento
Deve-se analisar o contexto global assim como as estratégias empresariais, seus objetivos para que se possa estabelecer atravez de metas, cronogramas e avaliações objetivos de médio e longo prazo. -Leyla Nascimento, presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), seccional do Rio de Janeiro
Ignorar os retornos
Deve-se implementar um sistema de retorno estruturado e sistematizado. Não se pode cobrar resultados sem ajudar na estruturação do trabalho ou na correção do desempenho ou postura profissional. Existe pra isso um momento e local correto, sempre em particular para não haver constrangimento. É ainda importante reconhecer que o gestor “não precisa saber tudo” e estar aberto a ouvir o retorno que vem de baixo para cima.-Fernando Ferrazza, gerente de recursos humanos da Penalty
Centralizar tudo
Para o gestor e tornar diretor ele precisa de tempo para novos desafios. Ele pode alcançar isso com a dedicação a assuntos estratégicos. Deve assim preparar um sucessor e organizar sua equipe de forma descentralizada, todos devem ter uma função que os faz sentir mais motivados, úteis, contribuintes de uma meta maior. -Joseph Teperman, consultor da Michael Page International
Interferir na vida pessoal do subordinado
A proximidade é conseqüência do convívio mais o gestor deve tomar muito cuidado ao participar da vida pessoal do subordinado. Deve haver sempre respeito ao espaço pessoal e não confundir a obrigação do funcionário de compartilhar as informações relacionadas a empresa com as informações de cunho pessoal dele.-Caio Pereira Infante, diretor comercial da Trabalhando.com.br
Não dar atenção à contratação
O papel do gestor começa com a contratação das pessoas corretas para exercer as funções especificas. Se o gestor falhar nessa primeira tarefa de seleção terá problemas com o andamento e qualidade dos projetos. Por isso deve conhecer a fundo a funções que serão exercidas e o tipo de pessoa que esta procurando.-Luiz Barsand, diretor comercial da Arte Gestão de Pessoas
Não saber se comunicar
O gestor deve ter em mente que as pessoas interpretam o que ouvem de maneira diferentes. Dessa forma deve buscar ser o mais claro e transparente possível para que haja a compreensão total sem depender de nenhum outro fator subjetivo ou subliminar.-Tania Nobre Amorim, professora de administração da área de gestão de pessoas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco
Desrespeitar a diversidade
Reconhecer e trabalhar com as diversidades dos pertencentes de uma equipe colaboram para maior produtividade. Ao delegar tarefas o bom gestor sabe aproveitar o máximo de cada um sem limitar sua forma de expressão nem tentar moldá-los as necessidades.-Giselda Sallon Dias, coordenadora do MBA em gestão de pessoas da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Ignorar conflitos
Todo grupo tem conflitos. O bom gestor não pode ignorar o problema devendo procurar uma solução eliminando o foco de discussão que pode nem sempre estar na causa do conflito. -Rafael Shiuzi, professor da graduação de gestão de recursos humanos da Metodista
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