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O plano divino do universo
(Byron Torres de Freitas e Vladimir Cardoso de Freitas)

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Assim um verdadeiro sacerdote não pode alegar desconhecimento da doutrina de sua religião. Não lhe basta praticar muito bem o ritual, conhecer perfeitamente as cerimônias sagradas. Isso porque o ritual as cerimônias,  traduzem exatamente os lineamentos doutrinários.
Ora, é com tristeza que verificamos, um certo culto afro-brasileiros e nos meios umbandistas, certo desprezo à doutrina sagrada, em proveito das praticas rituais.
Vem este comentário a propósito de uma pergunta que formulamos recentemente a um chefe de terreiro:
"Quem é Olorún?" A resposta foi "Oxalá". Discordamos, mas não quisemos na hora, aprofundar o assunto.
Quem é mesmo Olorún? Principalmente, essa palavra significa Oló (muito longe) e orún (o sol). Isto é, O sol que esta muito longe - Deus todo poderoso, Deus Único.
Olorún não tem culto especial, porque todas as cerimônia dos terreiros são celebradas em honra, em sua homenagem. Quando fazemos uma "obrigação" para qualquer Orixás, ou Bacuro ou Vodún, pensamos mesmo é em Deus, seja sob o nome de Olorún, nos cultos de origens Sudanesa, ou de Zambi, nos cultos de origens Angolense.
Analisemos a personalidade de Obatalá, ou Orixalá, que é Deus da criação, em Nagô, Orixalá ajudou Olodumaré, o senhor, a criar o homem e a mulher. há, pois, uma diferenciação entre Olodumaré, o senhor, e Orixalá. De acordo com suas lendas Iorubas, Obatalá, com sua mulher Ye Mouô, constitui o par-criador.
Aprofundando-se a pesquisa verifica-se que entre os iorubás, o Deus criador é Olorún ou Olodumaré, mais, entre os Fons e Gêges é Mauô ou Ségbo Lissa. Olorún é o " Deus supremo, único, todo-poderoso, mas distante, indiferente, nem bom, nem mal, inacessível às preces dos homens". Somente os orixás podem ter comunicação com Olorún.
Ainda segundo as lendas Lissa ( Olissassa, ou Oxalá) é o principio masculino, o sol, enquanto Mauô é o principio feminino, a lua.
No Brasil, Oxalá (Obatalá) é também o orixás da criação sincretizada, na Bahia, como nosso senhor do Bonfim, Jesus Cristo. Conhecem-no duas formas: "Oxalufan" Oxalá Velho; "Oxaguian,ou Jagunan", Oxalá Novo. Assim temos: Oxalufan no Efán; Oxaguian, em Ejigbo, e Jagunan em kêto.
Todos esses argumentos provam que Olorún, o Deus supremo não é Oxalá. Olorún, o eterno, não tem idade. Mas Oxalá assume as formas de velho (Oxalufân)  e novo (Oxaguian), o que não se concebe possa ser aplicada ao eterno, talvez issoseja até influência do sincretismo afro-católico, que  considera Jesus (Oxalá) como o próprio Deus. Ainda mais: segundo outras lendas, Oxalá seria filho de Nana e marido de Iemanjá.
Ora, por definição, Deus supremo não tem pai nem mãe porque é eterno. ninguém é mãe de Deus, porque isso traria ao ser supremo (Olorún Modupé! Olorún existe por si mesmo.)
Finalizando senhores mestres dos cultos afro-brasileiros: Olorún não é Oxalá.
De qualquer maneira, Oxalá faz parte da trindade divina constituída de Olorún - Oxalá - Ifá. Olorún (o pai eterno),     Oxalá ( filho) e Ifá (Divino Espírito Santo).

  



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