O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS
(Carl Sagan)
FATOS SÃO INQUESTIONÁVEIS
Você acredita no que aconteceu? Bem, se já aconteceu, é porque seu desconhecimento nenhuma influência teve sobre o evento, tampouco alguma diferença faz o fato de você acreditar nele ou não.
Diferentemente de qualquer outra linha de pensamento, o conhecimento científico apóia-se e fundamenta-se exclusivamente sobre fatos. Utiliza, para tanto, como ferramentas para construção destes a razão e a lógica.
Quando menciona-se o termo razão refere-se “à capacidade de espírito com que o homem reflete, compara, conhece, julga.” É por intermédio da razão que deixa de cometer atos por saber serem malévolos ao seu ser. A lógica, termo relativo à racionalidade e coerência dos fatos, o permite ampliar seus horizontes intelectuais sem abnegar da necessidade sadia da solidez de planos e ideais.
Muitos eventos, no universo científico, são conhecidos e posteriormente aceitos como reais por unirem esses dois parâmetros de um único meio maior: a razão e a lógica. Quando algo empiricamente não pode ser reproduzido, deve ser condizente ao que se conhece a respeito para ser averiguado. Por exemplo, há indícios que no passado foi assim, sempre o fora, portanto, encaixa-se dentro da lógica supor que ainda o será em um futuro próximo ou distante; é coerente às faculdades racionais do homem.
Fatos, quer concordemos ou não com eles, quer sejam ou não de acordo com nossas idéias pré-concebidas, não podem sequer ser questionados. Não podemos fazê-lo, pois estão acima de nossas críticas e de nós próprios. Não são idéias, suposições, hipóteses, então não necessitam de nossa aprovação ou testemunho para solidamente existirem.
Quando se vê alguém argumentar em desaprovação a uma tese dentro da ciência, muitas vezes por temor ao que provoca à suas bases interiores herdadas após longo período de sombrias “sucessões intelectuais,” percebe-se a carência evidente de robustez pessoal para lidar-se com o novo e o desconhecido. Há também fortes indícios pelos quais torna-se evidente o quanto a ilusão ainda pode ser um confortável instrumento para sentir-se melhor.
Surge-nos então uma dúvida: poderá o homem crescer interiormente quando enraizado a falsas concepções e ideais, enquanto encoberto e envolto em um mundo condizente apenas ao que ingenuamente acredita ser necessário? A razão e a lógica demonstram a qualquer livre pensador que a resposta a essa questão é única; e negativa. É apenas pela verdade, às vezes difícil e amarga, que poderá este homem pessoalmente evoluir. Essa mesma verdade é o fundamento maior da ciência.
Certa vez um famoso cientista e escritor americano, Carl Sagan, mencionou: “É sempre preferível a verdade dura à ilusão consoladora”. Estejam certos de que ele sabia o que dizia, pois, não importa o quanto estejamos amedrontados, lutar contra um inimigo conhecido sempre nos trará maiores vantagens.
Resumos Relacionados
- Bíblia E Ciência
- Direito E Democracia: Entre Facticidade E Validade
- Sobre A Origem Fundamental Das Coisas
- Diferença Entre A Lógica Ea Razão
- Possibilidade De RelaÇÃo Entre: Teoria, Fato E Verdade
|
|