Uma QUESTÃO DE CARÁCTER
(RUI MOREIRA)
UMA QUESTÃO DE CARÁCTER
O Dr. Rui Moreira, autor da obra “Uma Questão de Carácter” deveria ser, em minha opinião, a última pessoa a escrevê-la, porque não é um homem da cidade mas sim um homem do futebol da cidade, assumindo-se como um portista ferrenho. Penso que as posturas de portuense e de portista não ligam bem e desvirtuam a obra por essa via.
A uma pessoa que ocupa um cargo de destaque como o cargo que ocupa o Dr. Rui Moreira, tem que se lhe exigir outra postura que não esta que tem no livro, onde dispara em todas as direcções e isso é coisa que não deve fazer quem tem tal responsabilidade empresarial pública.
Escrever acerca duma cidade como o Porto não é para qualquer um; é um exercício para uma pessoa equilibrada no sentido de saber encarar friamente os aspectos bons e maus da cidade.
A obra critica os Governantes de não ir ao Porto e que acham que isso é irrelevante. Cita figuras do século passado que elevarem a cidade como os escritores Jaime Cortesão e Ramalho Ortigão, mas isso é passado e o Porto de hoje não tem nada a ver com esses tempos.
Parece-me uma obra de lamúrias e descontentamentos, questões essas que o Reitor da Universidade rejeita, segundo entrevista dada ao JN .
Há uma tentativa de fazer sentir a terceiros, que o Porto é uma cidade prejudicada na conjuntura nacional, afirmando até que a cidade foi maltratada.
No fundo é uma obra que me parece contraditória, pouco lúcida e nada justa.
SOUSAFARIAS
Resumos Relacionados
- O Outro Portugal
- O Meu Único Infinito É A Curiosidade
- Obra Sobre O Porto Caso De Caminhos E Memorias
- O PalÁcio De Cristal E A Arquitectura Do Ferro No Porto
- Porto Seguro - Brasil
|
|