O Domínio de Si Mesmo
(Émile Coué)
Para bem compreender os fenômenos da sugestão, ou, mais acertadamente, da auto-sugestão, é preciso saber que há em nós dois indivíduos completamente distintos um do outro. Ambos são inteligentes, mas enquanto um é consciente, o outro é inconsciente. É a razão pela qual a sua existência, geralmente, passa despercebida.
A auto-sugestão é um instrumento (isto é, uma força) que nasce com o homem, e esta força é tão antiga quanto o mundo, porém, pouco conhecida. É dotada de um poder incalculável, que, conforme as circunstâncias, produz os melhores ou os piores efeitos. O conhecimento desta força é muito útil, sendo indispensável aos médicos, aos magistrados, aos advogados e aos educadores.
Logo que se aprende a pô-la em prática, de uma forma consciente, deve-se evitar, em primeiro lugar, provocar nos outros as auto-sugestões más, cujas consequências podem ser desastrosas; depois deve-se provocar, conscientemente, as auto-sugestões benignas, que irão possibiitar a saúde moral e até física dos sofredores.
Coué introduziu um novo método, a auto-sugestão consciente. Embora flua da mente, é necessário um estímulo pessoal para acioná-la. Ao repetir palavras ou imagens como auto-sugestão à própria mente subconsciente, a pessoa pode condicioná-la, e, então, a mente condicionada produzirá um comando quando necessário. Sua fórmula, "Todos os dias, sob todos os pontos de vista, eu vou cada vez melhor", que constam invariavelmente dos livros de autoajuda até hoje; é conhecida como "Método Coué".
O método depende em parte da repetição rotineira de uma fórmula (princípio da auto-sugestão), obedecendo espécie de ritual, no inicio do dia (ao despertar) e no final do dia (antes de adormecer). A pessoa deve fechar os olhos e pronunciar em voz alta; "Todos os dias, sob todos os pontos de vista, eu vou cada vez melhor", Coué recomendava a repetir vinte vezes em voz alta para que ela possa ouvir, manuseando um cordão com vinte nós. Esta fórmula deve ser repetida em tom lento e monótono, que se usa para recitar as ladainhas. É um método bem simples, qualquer pessoa pode aprender a praticá-lo.
Ele afirmava que não queria dizer que com a auto-sugestão se poderia curar tudo. Mas poderia curar tudo o que é curável e o campo, para isso, é muito vasto. A sugestão deve ser feita de um modo simples, infantil, maquinal e sobretudo, sem nenhum esforço, é aí que, geralmente, pecam
aqueles que, praticando a auto-sugestão, não conseguem os resultados que deveriam conseguir, normalmente. No ardente desejo de se curarem, empregam, recorrendo à auto-sugestão, uma força, um fervor, uma energia, que, a todo custo, devem evitar. Coué dizia que nunca curou ninguém, apenas ensinava as pessoas a se curar. Porém, não há duvida de que tais curas aconteceram de fato. Há várias delas bem documentadas.
A essência do método de Coué está no Controle Mental. Nele há dois princípios básicos:
Primeiro - Só se pode pensar numa coisa de cada vez, e
Segundo - Quando se concentra num pensamento, esse pensamento torna-se verdade porque o corpo o transforma em ação.
A prática da auto-sugestão não dispensa o tratamento médico, mas é um precioso auxílio tanto para o doente como para o médico.
Resumos Relacionados
- A Amnésia é Uma Parte Da Hipnose!
- A Riqueza Inestimável Que Reside Em Você
- Emagreça Comendo
- Confiança Em Si Mesmo - 3o. Resumo De Uma Série De 16 Da Lei Do Triunfo
- A Lei Do Triunfo - 3o. Resumo De Uma Série De 16
|
|