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Gramática:Ensino Plural
(Ana Carolina Paiva dos Santos)

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O enfoque principal do texto está na intenção de se provar que a gramática é um fator determinante para a
 
qualidade de vida de seus usuários,os falantes da língua portuguesa;
 
Sabe-se que a linguagem dá forma ao mundo,quanto à vida socio-cultural e também reflete os hábitos oriundos desta;
 
Portanto, a língua é vista como uma forma de interação comunicativa dentro da sociedade;
 
Ao ensino da gramática cabe o desenvolvimento da competência comunicativa, que encontra-se já instaurada no falante,ou seja, o ensino desta disciplina acabará por ampliar os horizontes linguísticos dos indivíduos falantes da língua.

Acabará por contribuir para com a qualidade de vida deste indivíduo,pois o possibilitará inserir-se noutras esferas sociais,portanto melhorando as suas oportunidades.

Para o autor não se trata de uma disciplina obsoleta,muito pelo contrário; aprender a gramática só pode melhorar a vivência de todos;
 
É sempre bom esclarecer de que esse ensino,esse processo de aprendizagem deve se dar por meio de textos, pois como somos seres que nos comunicamos por um sistema de símbolos, os textos são cruciais em nossa formação.

Logo, este seria um tipo de ensino de gramática embasado numa perspectiva textual-interativa.

Ou seja,não basta apenas forçar seus alunos a ler,você tem que incutir neles o gosto pela leitura, a elaboração mental das idéias e isso só se consegue com a prática continua,não apenas como ummero enfado,mas sim faze-lo perceber que seus horizontes,sua percepção se ampliará



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