Biblioterapia – a leitura dirigida como indutor da mudança
(isilva)
Livros. Herança indelével da Humanidade. Venerados por uns, incompreendidos por outros. Há quem não viva sem eles. Há quem, desconhecendo o seu valor, os ignore. Inegavelmente eles fascinam quem ousa mergulhar nas suas páginas, provocando uma multiplicidade de emoções de intensidades variáveis. Riso, surpresa, frieza, impulsividade, saudade, ódio, ciúme, arrependimento, prazer, solidão, ira, tédio, preguiça, angústia, compaixão, coragem, inveja, euforia, indecisão, hostilidade, tristeza, susto, vergonha,orgulho, medo, aflição, curiosidade, empatia, mágoa, paz interior e gratidão, são disso exemplo.
Prescrever um determinado livro perante a realidade individual pode favorecer a reflexão e promover a mudança. Auxiliar terapêutico valiosíssimo oferece à pessoa o caminho da sua liberdade no encontro consigo própria, fazendo da sua biografia uma história com sentido.
Partindo de um material de leitura criteriosamente escolhido a pessoa atribui-lhe um determinado significado a partir da sua vivência pessoal. Compreender o texto, compreendendo-se.
Condição essencial é a compreensão por parte do terapeuta da forma como uma determinada temática é tratada ao longo do livro prescrito, formulando hipóteses sobre o impacto que esse mesmo material terá para a solução positiva do problema vivenciado pelo paciente ou objectivo que pretenda alcançar.
São inúmeros os benefícios terapêuticos da leitura que contribuem para a saúde mental individual, alimentada esta por símbolos afectivos, permitindo a clarificação dos problemas individuais e a redescoberta criativa de novas abordagens de resolução dos mesmos, operacionalizado em três etapas- a identificaçao, a catarse e o insight.
Recentemente criada em Londres, a School of Life (A Escola da Vida) preconiza a importância da biblioterapia como uma ferramenta terapêutica que possibilita novos olhares sobre a realidade individual.
Resumos Relacionados
- Quem Mexeu No Meu Queijo
- Musicoterapia
- A Coragem De Mudar
- Felicidade AutÊntica
- Psicologia Cognitiva - Compreendendo O Problema
|
|