BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O menino do pijama listrado (The Boy in the Stripped Pyjamas)
()

Publicidade
História que retrata o holocausto visto sob o ponto de vista de uma criança de 8 anos.
Bruno vive na Alemanha da segunda guerra mundial. Tem amigos, estuda, vive numa linda casa com jardim e muitos criados. Seu pai é um conceituado comandante do exercito nazista.  Numa manhã ao chegar da escola, acompanhado por alguns colegas, vê os empregados arrumando o salão de sua casa para uma festa em homenagem ao pai, que havia recebido uma importante missão de Hitler. Fica sabendo pela mãe, que irão mudar-se de Berlim para o campo, porém o menino não quer ir e abandonar os amigos.
Após uma reunião em família, o pai acaba convencendo-os de que devem estar unidos e que sua missão é de suma importância para o país. Assim, mudam-se para uma região pouco habitada, para uma casa muito diferente da que ele estava acostumado a viver. Lá o menino nada tem para fazer. Não há crianças para brincar nem escola.
Olhando da janela de seu quarto, vê uma fazenda, na qual as pessoas vivem de pijama listrado. Bruno, em sua inocência, questiona a mãe sobre as pessoas estranhas que em sua visão vivem na “fazenda”. A mãe o proíbe de aproximar-se de tal local, mas sua curiosidade infantil o leva à exploração. Descobre uma cerca e do outro lado um menino de sua idade, de olhar triste e cabisbaixo, chamado Shmuel (Samuel), que nunca tira seu pijama listrado. Logo ficam grandes amigos. Todos os dias, Bruno visita o novo colega e, movido pela curiosidade infantil própria de sua idade, passa a perguntar a seus pais e à sua irmã, porque aquelas pessoas vivem e trabalham de pijama, mas as respostas dadas só o deixam mais curioso e aflito. O pai do menino, preocupado com a curiosidade do garoto e o que ela poderia provocar, resolve contratar um tutor para os filhos. Bruno e sua irmã mais velha começam a aprender sobre História e a ameaça que os judeus representam para o mundo, na visão de seu professor. A irmã, gradativamente, abandona as bonecas e assume a postura de uma adolescente nazista fervorosa, enquanto o irmão vive questionando a postura do professor quanto aos judeus. Um dia o avô de Bruno vai visitá-los, menos a avó, que não concordava com a missão do filho. O pai de Bruno e o avô, juntamente com alguns soldados, assistem a um filme, sobre a vida dos judeus nos campos de concentração. Bruno, escondido, vê o filme e isso o confunde mais, pois o que aparece no filme é um lugar no qual os judeus  vivem felizes e se divertem, além de serem bem tratados. Mas o lugar onde seu amigo vive não é nada comparado ao que foi mostrado.
Tudo que o professor ensina a Bruno sobre os judeus lhe deixa desorientado, pois Shmuel não se parece em nada com os judeus retratados por seu tutor.
A mãe de Bruno, que nada sabia sobre a missão do marido, pois este jurara ao füher que não diria a ninguém sobre seu trabalho, acaba descobrindo que a tal fazenda é na verdade um campo de concentração e que a fumaça preta e o forte cheiro que vem de lá são produzidos pelo extermínio dos judeus. Angustiada por ver sua filha a cada dia mais voltada e afinada com os objetivos da guerra, após as aulas ministradas pelo tutor e por seu relacionamento com um soldado subordinado ao marido, resolve voltar para Berlim.
Depois de muitas discussões, consegue convencer o marido de seu retorno à capital alemã com os dois filhos, porém não entendem quando Bruno diz que gosta de lá e quer ficar, pois quando da mudança ele não queria abandonar os amigos.
Enquanto isso, os meninos continuam encontrando-se escondido. Ao ser avisado pela mãe que retornarão a Berlim, Bruno vai avisar ao amigo de sua partida e fica sabendo que o pai de Shmuel sumiu. Pondo-se no lugar do companheiro, resolve ajudá-lo a encontrar o pai desaparecido, mas o único jeito de fazer isso é passar para o outro lado da cerca. Mas para isso, Bruno terá que parecer-se com o menino judeu. Então combinam encontrar-se na manhã seguinte, ficando Shmuel responsável por arranjar um pijama para Bruno.
No dia seguinte, antes de viajar,  Bruno esconde atrás das roupas um sanduíche para levar ao amigo. Ao sair encontra a mãe e diz a ela que vai apenas balançar-se e quando esta distrai-se, vai ao encontro do colega. Lá Bruno troca de roupa e com a pá que levara, cava um buraco e consegue passar para o outro lado. O final é comovente, pois Bruno e o amigo ao procurarem pelo pai desaparecido, são pegos de surpresa no meio de um grupo de judeus que está sendo levado para a câmara de gás. Eles são obrigados a despir-se, mas acalmam-se pensando que só irão tomar um banho.
A mãe descobre a fuga do filho. Chama o marido e a filha e vão procurá-lo. Vêem o sanduíche caído perto da porta que dava acesso para a fazenda e sabem que Bruno foi para lá. Desesperados saem correndo atrás do menino, mas chegam tarde demais.

duração: 01 hs 34 m
País de origem: EUA, REINO UNIDO

Mais informações nos sites abaixo:

BOYNE, John.O menino do pijama listrado.São Paulo:Companhia das letras, 2007.
http://www.adorocinema.com/filmes/menino -do-pijama-listrado/menino-do-pijama-listrado.asp



Resumos Relacionados


- O Menino Do Pijama Listrado

- O Menino Do Pijama Listrado.

- O Menino Do Pijama Listrado

- O Menino De Pijamas E Nossa Realidade

- O Menino Do Pijama Listrado



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia