BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Formação continuada para professores : Teoria e Pratica
(Maice Machado)

Publicidade
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES UNIVERSITARIOS: TEORIA E PRATICA

RESUMO
 
Este Trabalho tenta compreender a construção de saberes, do professor, em relação à teoria e a pratica em sala de aula, e, é direcionado a formação docente, dentro da perspectiva da práxis transformadora. Procurei  centrar o envolvimento educacional aplicado e discutido em sala de aula no curso de formação de professor. Proponho a uma reflexão sobre a temática perguntando: Como o professor elabora e se apropria dessa elaboração? Como a teoria estuda em sala de aula, são mediadas pelo docente? Qual a real atuação do professor?  Dentro desse questionamento a ser respondido, utilizei como instrumento a pesquisa bibliográfica.
 
Palavra-chave: Formação continuada, Práxis

Introdução
      Na era da globalização, os meios de comunicação reproduzem rapidamente seu parecer sobre o contexto social, dessa forma a sociedade envolvida nessa transformação , exige uma educação mais comprometida com mudanças e transformação sociais. A sociedade encontra-se inserida dentro de uma educação com linguagem própria, múltipla e com diversidades sociais e culturais, construída pelo homem, devemos entender que todo esse movimento desafia a formação profissional do professor. A prática pedagógica dentro do universo do ensinar e um verdadeiro desafio, porque se coloca na postura de retratar e reproduzir a sociedade. Segundo Pimenta (2005) a educação, não só retrata e reproduz a sociedade, mas também projeta a sociedade desejada.
     O objetivo é analisar a formação docente a partir da construção social e histórica do conhecimento, que vai das teorias educacionais desenvolvidas nas universidades e institutos de formação docente, às práticas desenvolvidas pelo professor na sala de aula. Considerando o desenvolver do nível de práticas pedagógicas, a sociedade se  inquieta com com o baixo rendimento do profissional de educação. 
     É fato indicar, que essa problemática antiga, leva o meio acadêmico a uma reflexão. Diante dessas reflexões, perguntamo-nos: Como o professor elabora e se apropria dessa elaboração? Como as teorias estudadas em sala de aula, são mediadas pelo docente? Qual a real atuação do professor? Como as discussões, desenroladas no meio acadêmico se transformam em objetos de análises e reflexões no interior dos centros de formação profissional, como mediar essa situação na sala de aula? Apartir desse olhar, é possivel codificar, que esta formação depende tanto das teorias, quanto das práticas, e devem se exercitadas no cotidiano escolar.



Resumos Relacionados


- Um Olhar Sobre A Escola

- Articulação De Pesquisa E Formação Docente

- FormaÇÃo Inicial Do Professor: Aprender CompetÊncias Para Atuar Com CompetÊncia.

- Formação Psicológica Do Professor

- Da Sala De Aula à Sociedade Pedagógica



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia