Exame fisico ortopédico
(Tarcísio de Barros Filho)
TESTES RELACIONADOS COM A DOR E A MOBILIDADE MUSCULAR DO OMBRO:
Teste do impacto de Neer: membro superior em extensão e rotação neutra é elevado passiva e rapidamente no plano da escápula pelo examinador. Dor pela irritação da bolsa serosa ou do tendão do supra-espinhal. (acrômio e tubérculo maior).
Teste do impacto de Hawkins-Kennedy: braço é colocado em 90° de elevação, em rotação neutra, com cotovelo fletido a 90° o examinador faz rapidamente rotação interna. Esta manobra causa o “impacto coracóide”, impacto ântero-interno de Gerber porque o tubérculo maior é jogado contra o ligamento coracoacromial e tubérculo menor fica próximo ao processo coracóide.
Teste do impacto de Yokum: paciente coloca a mão sobre o ombro oposto e eleva ativamente o cotovelo. Se o paciente sentir dor poderá acusar lesão acromioclavicular (tubérculo maior desloca-se sob o ligamento coracoacromial e sob articulação acromioclavicular).
Teste do Supra-espinhal: braço em extensão e rotação neutra eleva ativamente o membro superior contra a resistência do examinador. Dor na face anterolateral do ombro, acompanhada ou não de diminuição da força ou incapacidade de elevar o membro superior. Pode indicar tendinite ou até rotura completa do tendão.
Teste de Jobe: semelhante ao teste do m. supra-espinhal, porem é feito com o membro em rotação interna.
Teste do Bíceps (Speed ou “Palm up test”): O paciente faz flexão ativa do membro superior em extensão e rotação externa contra a resistência do examinador. Se sentir dor ao nível do sulco intertubercular com ou sem impotência funcional associada sugere alterações da cabeça longa do bíceps.
Teste do Infra-espinhal: Com o membro superior ao lado do tórax e o cotovelo em 90º de flexão o paciente realiza rotação externa contra a resistência do examinador. Pode haver dor, diminuição da força ou ausência de movimento.
Teste do Infra-espinhal de Patte: Com o membro superior em abdução e o cotovelo em 90º de flexão realiza rotação externa contra a resistência do examinador. Dor, diminuição da força ou ausência de movimento são sinais.
Teste da “Queda do braço” (“drop arm sign”): o braço fica na posição do teste do Infra-espinhal de Patte e é feita rotação externa passiva pelo examinador, posição que deve ser mantida ativamente pela força do infra-espinhal e do redondo menor. A não sustentação da rotação externa faz com que o braço caia espontaneamente para baixo e para frente, indicando lesão grave, principalmente do m. Infra-espinhal. É usado em pacientes que não possuem elevação do membro superior.
Teste do Subescapular de Gerber (“lift off test”): paciente coloca dorso da mão a nível de L5 e tenta afastá-la ativamente das costas em rotação interna do braço. A incapacidade de fazê-lo ou de manter o afastamento do braço, se feito passivamente pelo examinador, indica lesão subescapular.
Resumos Relacionados
- Estética E Ideologia: O Modernismo Em 1930
- Exame Fisico Em Ortopedia
- Diagnostico De Lesão Ligamentar Do Joelho
- Hérnias De Disco Lombossacrais
- Condutas Em Algumas Cirurgias Ortopédicas
|
|