Uma Breve História Do Dinheiro
(Elvio Armando Tuoto)
O dinheiro pode ser definido como um meio comum de trocas aceitável in pagamentos de bens ou serviçoes ou para ajustar débitos. A história do dinheiro começa com a invenção das moedas de metal no reino da Lydia, na Anatólia (região da Turquia), a 3000 anos atrás.
Foram os chineses que introduziram a cunhagem no mundo ocidental, no segundo milênio antes de Cristo. As moedas de metal auxiliaram o desenvolvimento das civilizações grega e romana. O uso de cédulas de papel estava relacionado, então, apenas à falta de de moedas de metal. Em 600 ocorreram problemas locais com o papel moeda na China e já em 960 a dinastia Song emitiram as primeiras cédulas de papel que circulariam efetivamente, independente da quantidade das moedas. Na Europa, as primeiras cédulas foram emitidas pelo banco de Stockholm, em 1660. O banco de Veneza (1171), o banco de Barcelona (1401), o banco de Amsterdam (1609) e o banco da Inglaterra (1694) foram os ancestrais dos bancos modernos.
Atualmente, o papel moeda está dando seu lugar ao dinheiro cibernético, ou dinheiro eletrônico, o que provavelmente tansformará a economia mundial. Filósofos afirmam que o dinheiro teve um papel importantíssimo na transformção do mundo interior do homem - seus interesses, ideais, aspirações e critérios morais. O dinheiro modificou o sistema humano de valores, assegurando-se em um papel central no valor universal.
Moedas mundiais de maior representação:
Argentina: Peso; Australia: Australian Dollar; Brazil: Real; Canada: Canadian Dollar; China: Renminbi (Yuan); Eurozone: Euro; India: Indian Rupee; Japan: Japanese Yen; South Korea: South Korean Won; Switzerland: Swiss Franc; United Kingdom: Pound Sterling: United States: US Dollar; Pakistan: Pakistan Rupee; Uruguay: Peso.
Resumos Relacionados
- Como Surgiu O Dinheiro?
- Definição De Moeda
- Como Surgio O Dinheiro
- Definição De Dinheiro Representante
- Definição De Moeda Fiduciária
|
|