O Poder do ÓLeo da LAVANDA
(Lucia Helena de Oliveira)
O Sul da França é o maior produtor mundial de Lavanda, lá são cultivadas mais de 30 espécies conhecidas da planta.
Seu óleo aromático é muito apreciado pela perfumaria desde os tempos dos romanos. O nome, aliás, vem do latim lavare, ou seja, lavar.
Durante a II Guerra Mundial, uma Europa na penúria lançou mão da Lavanda, aclamada pelo povo como planta curativa, porque não tinham outro remédio - e, assim, pôs à prova essa espécie usando-a para tratar os feridos.
Apartir daí surgiram estudos indicando efeitos tão diversos quanto diminuir o nervosismo e combater micróbios. Mas a versatilidade não é a única explicação para o fato de o óleo de Lavanda ser o mais procurado nas lojas especializadas em Aromaterapia do mundo inteiro.
Outro segredo do seu sucesso é que ela pode ser usada sem medo, não tem efeitos tóxicos e, ainda é uma das raras essências que dispensam a diluição em óleo vegetal para ser aplicada na pele.
Apesar disso, diluí-la pode ser uma boa pedida nas massagens. Assim, consegue-se espalhar uma boa quantidade, aumentando a área de contato com a pele e as chances de absorção dos princípios ativos.
Conheça alguns dos seus efeitos atestados pela Aromaterapia:
*Antibacteriano – O óleo ataca várias bactérias. O mais recente estudo é da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, mostrando sua ação contra tipos da temida estreptococo, que causa infecções hospitalares.
*Calmante – Alguns de seus princípios sedam o sistema nervoso, por isso é aplicada para combater a irritabilidade, o estresse e a insônia.
* Contra a Candidíase – É capaz de matar o fungo, cândida albicans, causador do problema, quando diluído em banhos de assento. Também resolve outras infecções por fungos, como certas micoses de pele.
*Antiinflamatório – Ela contém substâncias que barram moléculas envolvidas nos processos inflamatórios. Por isso, apresenta ótimos resultados em machucados.
*Analgésico – seu efeito maior no uso tópico, mas alivia ainda cólicas, dores de cabeça e principalmente nas articulações, porque aí se soma a ação intiinflamatória.
*Contra a pressão alta – Estudos europeus e japoneses indicam que a lavanda ajuda a tratar a hipertensão, relaxando minúsculos músculos que participam da contração dos vasos sangüíneos.
O óleo da flor da Lavanda é essencialmente medicinal.
Resumos Relacionados
- A Arte Das Emoções
- A Essência Da Saúde, Aromaterapia
- Receitas Caseira Para Hidratar Dos Pés A Cabeça
- Como Usar óleos Essenciais Em Vários Tipos De Limpeza E Desinfeção
- Aromas: "quais Os Seus Mistérios?"
|
|