BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Escrava Isaura
(Bernardo Guimarães)

Publicidade
  O enredo se passa em uma fazenda,no Brasil, durante a escravidão. O dono dela, o comendador Almeida, comprou uma bela escrava por quem sentira atração assim que viu. Ela, no entanto, resistia a todos os assédios do senhor e como castigo foi entregue nas mãos do feitor, este, por sua vez, era um homem bom e tratava os escravos da melhor maneira possível. Apaixonaram-se e tiveram uma filha. Ao descobrir, o senhor mandou embora o feitor ficando com a menininha nascida.
O nome da menina era Isaura, tinha a pele delicada e alva, fora criada com carinho pela esposa do comendador, ganhou a mais fina educação, aprendera a ler, a tocar piano e a cantar. O comendador também tinha um filho de nome Leôncio, rapaz jovem de caráter não confiável, como o pai quando também jovem. Fora enviado à Europa para estudar, mas em vez disso, o rapaz vivia atrás de mulheres. Ao retornar para o país, casou-se com Malvina por interesse.
Isaura cresceu e se tornou uma moça muito linda, e era vontade da senhora da casa dar-lhe a liberdade. Porém, ela morreu antes de dar-lhe a alforria e a vida de Isaura ficou a mercê de Leôncio. Durante esse tempo, Miguel, o pai de Isaura tentara comprar a filha. Henrique, irmão de Malvina, era apaixonado por Isaura e nunca escondera isso.
Certa manhã chega à fazenda uma carta avisando que o comendador falecera. Miguel, aproveitando a falta de vigilância sobre a filha, mandada para a senzala, visita Isaura secretamente e fogem para Pernambuco, mudando seu nome para Elvira. Escondiam-se de toda a sociedade. Até que conhecera Álvaro e ambos se apaixonaram. A convite dele, fora a um baile com o pai deixando todas as demais moças com inveja e os rapazes encantados.
Leôncio havia espalhado cartazes com a descrição da escrava, oferecendo recompensa. E foi por um desses cartazes que Martinho reconheceu Isaura na noite do baile. Leôncio descobre a casa de Isaura, Álvaro tenta impedir, mas a escrava é presa.
Leôncio planejara nova vingança: daria a alforria a Isaura se ela aceitasse se casar com Belchior, o jardineiro. Alem de também forjar uma carta em nome de Álvaro, relatando que se casara e queria Isaura para mucama de sua esposa. Foi assim que ela sem motivo algum para acreditar em um futuro aceitou a condição.
No dia do casamento, quando esperavam pelo padre e pelo escrivão, Álvaro chegara afirmando que não seria possível o matrimônio, já que ele havia se tornado o credor das dívidas de Leôncio, portanto dono de seus bens, inclusive de Isaura.
A solução de Leôncio fora o suicídio.



Resumos Relacionados


- A Escrava Isaura

- A Escrava Isaura

- A Escrava Isaura

- A Escrava Isaura

- A Escrava Isaura



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia