Quanto Pesa a Internet?
(Stephen Cass)
QUANTO PESA A INTERNET
Revista DISCOVER (Junho 2007)
Atualmente a internet é o maior corpo de informações do mundo. Quase todos já usaram de alguma forma a internet, mas na realidade não sabemos quanto relamente pesa essa esmagadora fonte de conhecimento. Tudo na internet desde vídeo clips até e-mails é uma forma de informação. Todavia, surpreendentemente, Stephen Cass e outros da DISCOVER não conseguiram encontrar nenhuma pesquisa sobre o peso da internet,e sendo assim decidiram pesquisar eles mesmos.O primeiro passo para estabelecer o peso da internet é entender o processo pelo qual passam as informações processadas pela internet. Supostamente as informações são reduzidas a pacotes que são dezenas e centenas e mais bytes de tamanho. Ainda esses pacotes tem endereços para que os computadores (roteadores)saibam para onde transmitir os pacotes. Esses pacotes normalemente são recebidos e armazenados por alguns computadores tansmissores antes de chegarem em seu destino. Isso é feito através do movimento de elétrons ou impulsos de luz (no caso de cabos de fibra ótica). Mas segundo Cass, esses elétrons ou ondas de rádio são irrelevante para determinar o peso da internet mas sim o padrão de bit que descrevem. Esses padrões são mapas dos pacotes que simplesmente são reconstruídos toda vez que são recebidos por computadores dentro de um network. Portanto é o peso dos bits que é relevante.
As informações são transferidas por impulsos elétricos ou bit matemáticos representados pelos números de 1 ou 0. são os capacitores da memória de um computador que lembra se um bit é 1 ou 0. esse numero depende de se o capacitor esta carregado ou não. Basicamente são precisos 40,000 elétrons para que esteja carregado e se tornar o 1. enquanto isso um capacitor descarregado soletra o 0. sendo que há 8 bits em uma byte, 1,024 bytes em uma kilobyte e o peso de um elétron (pense: 2x10 aumentado ate o trigésimo grau de peso) seria possivel calcular o peso da internet segundo essa formula: 8 bits x 1,024 bytes x # de kilobytes x # de 1s (já que isso representa uma célula de capacitor carregado) x 40,000 eletron x peso do eletron. Então agora resta discobrir quanta informação realmente passa pela internet. Por sorte a DISCOVER encontrou uma fonte confiável a Clifford Holiday, que conseguiu acompanhar o total de trafico de internet pela atividade de usuários-finais de coneções ( DSL, discada, etc). Holidey discobriu que 75% de todo o trafego da internet vem de copartilhamento de arquivos e somente 9% vem de e–mails. Então ele estimou o total de trafego da internet como 40 petabytes, que se parece com isso: 40,000,000,000,000,000. isso é muito! Agora multiplique esse numero pelo peso de um único elétron e voila! Os pesquisadores chegaram a conlusão de que o peso da internet são míseros 0,2milhoes de um ounce – quase o peso de um minúsculo grão de areia.
é relamente irônico que o maior corpo de ocnhecimento da humanidade pesa tanto quanto um único grão de areia... quase um peso insignificante. Esse fato é um bom lembrete da insignificância humana no mundo, já que esse chamado conhecimento que possuímos é apenas pó... realmente as palavras proféticas se tornam verídicas: de pó viemos e a pó retornaremos.
Resumos Relacionados
- Internet
- Internet
- Internet
- Públicos E Privados Endereços Ip
- Grandes Tendências De Futuro
|
|