A ARTE DA GUERRA
(SUN TZU)
Sobre ¨A ARTE DA GUERRA¨
Nascido no Estado de Qi, provavelmente em 544 a.C., e morto no Estado de Wu, provavelvemente em496a.C., o general e escritor Sun Tzu é a personalidade chinesa mais citada na atualidade; contudo, A Arte da Guerra começou a se tornar conhecida no Ocidente apenas poucos anos antes da Revolução Francesa, maisprecisamente em 1772, quando o padre Jean Joseph-Marie Amiot, um jesuita francês, fez uma versão resumida do livro. Posteriormente surgiram traduções mais completas em inglês, como a do Capitão Everard Ferguson Calthrop, em 1905, publicada no Japão - e uma nova edição revista, em 1908 -, a de Lionel Giles , em 1910, e a de Sammuel B. Griffith, em 1963, entre outras.
Os treze (13) capitulos da obra original, são os mais antigos fundamentos da estratégia miçitar.Com sua linguagem rudimentar de um guerreiro da época, conseguiu elaborar um manual de praticas militares que chegou a influenciar ,e, acredito ainda influencia militares, governantes e nos dias atuais, capitães de empreendimentos globais, que exigem estratégia, sem , contudo, perder o senso de humanidade, combater o inimigo , porém sem lhe perder o respeito.Acima de tudo, Sun Tzu nos ensina , que podemos vencer o adversário , porém , sem necessidade de se ir à guerra , nos leva à reflexão , a pensar a ética, revisar conceitos, e a reformulação comportamental nas relações humanas, pois nos fornece importantes subsídios à respeito das maneiras de atuar na vida, seja no meio empresarial, seja no mundo dos negócios e em outros ambientes. Na China de hoje, os atos de corrupção - especialmente no âmbito do governo - são punidos com pena de morte.Não obstante ensine que o êxito das batalhas seja baseado no ardil, assevera que ¨a excelência suprema consiste em vencer o inimigo sem precisar lutar¨.Baseado nestes conceitos de Sun Tzu, temos que a figura do Líder, o seu papel ganha mais relevância dentro das empresas, o sucesso depende cada vez mais da sua capacidade de promover a união em torno do objetivo comum, ou seja as metas que devem ser atingidas por meio de rotinas e técnicas bem asssimiladas e aplicadas no trabalho diário. O líder capaz apreende as ferramentas estratégicas propostas por SUN TZU e estimula o desenvolvimento de novas atitudes entre os integrantes da equipe.
¨ Que não se entenda esta obra, no contexto atual, como um incentivo à guerra, mas um estímulo a estar preparado para as diversas situações análogas. Quem tem consciência de sua força não faz ¨guerra¨ ; quando o outro sabe de seu preparo, não o ataca. O estado de paz é propicio à mútua cooperação entre as partes e ao progresso. As grandes conquistas da Humanidade em todos os campos e os avanços só forma possíveis em tempos de paz.
Recomendo esta leitura à todos de forma geral, aos dirigentes , líderes , militares em comando, mas principalmente aos jovens, com sua inquietude natural, lhes servirá de parâmetro para adquiirir um pouco da maturidade que nos custa conquistar, e ver que mesmo numa disputa, seja comercial, escolar ou numa competição qualquer da vida, acima de tudo, o amor e o respeito devem falar mais alto, mesmo sabendo que temos que nos resguardar de certa forma do inimigo, aquele que so vê a possibilidade de nos derrotar e humilhar, podemos vence-lo, sim, porém de forma digna sem termos de nos nivelar-mos ao baixo nível do inimigo. Vencer com dignidade, e talvez até mesmo sem termos de nos submeter-mos à batalha!.
Resumos Relacionados
- A Arte Da Guerra
- Resumo De: A Arte Da Guerra
- A Arte Da Guerra
- A Arte Da Guerra
- A Arte Da Guerra
|
|