A Odisseia
()
Inspirado no poema épico de Homero, A Odisséia, filme de 1997, conta sobre a perspectiva de Ulisses (Odisseu), o que teria acontecido após a guerra de Tróia. Guerreando ao lado de Aquiles, Ulisses finalmente, depois de dez anos, consegue derrotar seus inimigos Troianos, orgulhoso do fato se posta diante de um penhasco e proclama-se o maior dos humanos, desafiando assim os Deuses.
Poseidon, Deus dos mares, furioso com a ingratidão, resolve castigar o herói duramente, fazendo-o vagar durante anos pela imensidão do oceano, enquanto isso, Penélope com seu filho Telêmaco, espera pelo retorno de seu esposo. A rainha de Ítaca, apesar dos cortejos dos pretendentes, que aumentam ao longo do tempo, na esperança do reencontro resiste às investidas.
Nesta verdadeira Odisséia o protagonista enfrenta monstros miraculosos, mares revoltosos e até Deusas apaixonadas, no entanto, mesmo com todos estes obstáculos, Odisseu continua no ideal de voltar para seu lar, enquanto isso, Telêmaco começa a procurar pelo pai, não acreditando na possibilidade de sua morte.
A história começa a ficar favorável ao personagem, a partir do momento que o mesmo reconhece a sua insignificância diante dos Deuses. A grande protetora de Odisseu é Atenas que o ajuda a voltar para casa sobre a forma de um velho, junto com Telêmaco, que neste momento já o encontrou,voltam para Ítaca e empreende uma vingança a seus inimigos.
A sociedade Grega compartilha de forte influência mitológica, de acordo com o período histórico em que a passagem citada acontece, por isso, ao desafiar as forças supremas da tradição o personagem central da trama recebe o castigo que lê é devido.
Entremeado na trama superior o indivíduo depende dos desígnios divinos e tem sua vida margeada pelo destino, somente quando Ulisses se subjuga e reconhece tais forças é que os fatos conspiram ao seu favor.
Resumos Relacionados
- Odisséia
- Odisséia
- Odisséia
- Ulisses
- Ilíada E Odisseia
|
|