Parâmetros curriculares de História
(Jiane Martins Soares)
A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História é proporcionar ao professor da Educação Básica uma visão clara sobre o ensino desta disciplina, bem como seus principais objetivos. É possível verificar neste documento pedagógico o tratamento de três conceitos que estarão presentes em todos os anos de escolaridade: o fato histórico, o sujeito histórico e o tempo histórico. Importante ressaltar que, na busca por esses conhecimentos o professor estará escolhendo uma conceopção de História para transmitir aos alunos o estudo produzido por pesquisadores, adaptando a seus objetivos. Os PCNs, distinguem maneiras distintas de serem trabalhados os conceitos históricos, dependendo das escolhas didáticas, ou seja, pode-se propiciar situações pedagógicas privilegiadas como o desenvolvimento de capacidades intelectuais autônomas, que definirá a constituição da identidade social do estudante. O que se busca desenvolver atualmente no ensino de História é a consciência humana, algo que será alcançado estabelecendo-se relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, relacionando o particular e o geral, construindo noções de diferenças e semelhanças e de continuidade e permanência. Assim, no ensino de História é preciso se utilizar metodologias específicas a faixa etária e as particularidades sociais e culturais dos alunos. Considera-se necessário que o trabalho pedagógico requer estudos de novos materiais e que a escolha metodológica represente possibilidades de orientação que relacione os acontecimentos passados a uma realidade presente. Logo, a proposta dos PCNs é trabalhar com eixos temáticos de acordo com as séries adotadas propiciando ao aluno uma visão crítica e realista entre o passado e o presente.
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