Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo
(Amauri AparecidoBássoli de Oliveira; Gianna Lepre Perim)
As ações do Programa Segundo Tempo estao sempre relacionadas ao lazer.
O lazer é um direito social e um tempo/espaço de formação.Assim,nao devemos considerar o lazer como um assunto de menor importância,de menor valor.Ele é uma das necessidades humanas,é um importante campo de vivência social.
Nesse sentido,a intervenção profissional deve superar o espontaneísmo e ser implementada de maneira consequente.Para tal esperamos que os profissionais dispostos a desenvolver um conjunto de habilidades e tomar procedimentos que permitam expoenciar suas ações.
Esperamos que seja possível contribuir para que nosso grupo deixe de ser apenas público(no sentido que é uma massa passiva),e passe a ser espectador,crítico,atento e participativo na vivência dos seus momentos de lazer.Isso,obviamente;sem que deixe de se divertir.
As atividades de lazer são sempre culturais(em seu sentido mais amplo),vivenciadas no tempo livre das obrigações,de trabalho,das atividades domésticas e religiosas e das necessidades.E buscadas em vista do prazer que podem possibilitar.Devemos também ter em conta que assistir e praticar são duas possiveis posturas nos momentos de lazer.
O principio básico é:devemos adaptar e organizar nossas atividades e os nossos programas de forma a contemplar com segurança o maior número de pessoas.No programa Segundo Tempo, essas atividades podem e devem ser articuladas com o esporte,além de poderem ser oferecidas independenteas disso.
O objetivo do Programa Segundo Tempo é auxiliar crianças que vivem em zona de riscos e disseminar a Cultura Corporal do Movimento Humano,esse estilo de ensino é o menos recomentado,Exeções podem ser vistas com jovens que se encontram nos últimos anos do Programa Segundo Tempo, mas,principalmente,em situações de treinamento de uma modalidade esportiva visando ao alto grau de rendimento.
A fundação teórica refere-se aos alicerces das atividades do núcleo,que sustentarão as ações cotidianas junto a crianças e adolescentes,que apontarão os caminhso ,as diretrizes, os rumos,os valores que conduzirão os trabalhos pedagógicos.
Cabe ao diagnóstico,identificar e interpretar dados da realidade e emitir um juízo de valor,sempre com o foco no processo ensino-aqprendizagem.Para isso é necessário observar o contexto que nos inserimos.
A responsabilidade do Programa Segundo Tempo é interferir positivamente na vida das crianças e adolescentes,permitindo as elas que observem a realidade que acerca,interpretando os dados dessa realidade e estabelecendo metas para superar a condição de desfavorecimento em que vivem.Temos a crença que o sucesso de nossas ações está diretamente relacionada ao quão organizadas e planejadas elas forem.
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