Two OLD WOMEN (original) Duas mulheres de fibra
(Wallis; Velma)
A autora nos narra, uma lenda, que talvéz seja realidade, sobre duas ânciãs nativas da tribo dos Atabascos, que devido a idade avançada e em tempos difícies com grande falta de alimentos para tribo, são abandonadas, depois que o conselho da tribo e o chefe assim optam.
Ch'idzigayask, de 80 anos e Sa' de 75 anos se veem as voltas com o frio cortante daquele outono, sem alimentos, com uma cabana de pele de alce, um machadinho que o neto de Ch'idzigayask, deixou escondido para as duas mulheres, e um pacote de "babiche", deixado pela a filha dela, tiras curtidas de pele de alce, que serviu de comida, pois elas ferveram alguns pedaços para se manterem e que tam´bém serviram para a confecção de sabotos de raquetes, para qu pudessem caminhar na neve.
Ch'idzigayask, no início lastimava-se muito, pois havia sido abandonada pela filha e pelo neto, já Sa', era sózinha e falava para a amiga de infortúnios que ela não achava que ambas fôssem um peso para tribo pois apesar de reclamarem de dores pelo corpo, eram elas que curtiam as pelas e ajudavam na confecção de roupas.
Contudo, ´Sa' animava a amiga e dizia sempre: - Vamos morrer tentando.
E as duas mulheres com os recursos que tinham levantaram a cabana, e foram em busca de um lucar onde a limentação não estivesse escassa. Caminharam dia e mais dias sobre a neve e enfrentado um frio de rachar. Porém, na caminhada conseguiram pegar uma lebre, de início, e fizeram caldo e poupavam a alimentação, e assim foram caminhando até encontrar um antigo acapamento de seu povo, que havia siso abandonado há muito tempo. Lutando contra todas as advercidades da vida rude do Alasca, foram se adaptando ao meio e conseguiram caçar, pescar para suas sobrevivências e ainda curtiam peles e o que era exesso na caça e pesca era seco e armazenado.
Foi um fim de outono difícil, mas sobreviveram e tinham boas reservas para enfrentar o irverno, que veio com força total.
Enquanto isso, o chefe da tribo, tinha se arrependido de ter abandonado as duas mulheres e resolve voltar com a tribo para o local aonde haviam abandonados as duas ânciãs e trazê-las de volta ao convivio da tribo. Resolve então mandar um âncião e três jovens a procura das mulheres, pois pelo que observaram em redor de onde as duas haviam siso abandonadas, ela deveriam ainda estar com vida. E assim, os batedores depois de muito caminharem, encontram os primeiros vestígios das duas mulheres. E a surpresa foi enorme por parte deles quando depois de chamarem pelos nomes das mesmas, obtveram resposta.
As dua mulheres ainda receosas e machucadas interiormente, ficaram a princípio com medo de responder, mas, como também estavam sentido falta do grupo, resolveram recebê-los em sua cabana, agora mais reforçada. E como tinhaCh'idzigayaskm suprimentos e muitas roupas e assessorios de pele, resolveram ajudar o grupo, só que queriam selecionar as pessoas que teríam assesso até seus lar. E quando o chefe do grupo, contou que estavam no limite de suas forças, sem alementação e que muitas crianças haviam morrido, as idosas firam muito triste. E quando o neto de Ch'idzigayask, vem visitá-las com receio de não ser bem recebido, pois não fizera nada para mantê-las no grupo, se surpreende em ser aceito sem resalvas, então sua vó lhe agradece pelo machadinho que ele havia deixado com elas, pois graças a ele conseguiram, caçar, curtir, pescar e foi usado para outras utilidades de sobrevivência. Faltava a filha, que ainda não se achava com coragem de enfrentar a mãe idosa, que ela também não teve coragem de defender e a única coisa que fez foi deixar o pacote de babiche. Todavia, quando também vai até a cabana das idosas e bem recebida, e sua mãe também lhe agradece, pois em o babiche, não teriam conseguido sobreviver, pois o babiche alimentou, serviu para confecionarem roupas e outros utensílios e assim como para armarem arrmadilhas para caçarem e pescar.
Daquele dia em diante as duas mulheres foram tratadas como mulheres de fribra, eram heroinas. Desde então nenhum idoso das atabas foi mais abandonado, como seus ancestrais faziam para manterem os suprimentos para sobrevivência dos mais jovesns.
O chefe e os jovens queriam ajudá-las, porém ela não queriam mais a ajuda , foram tratadas por todos como heroínas, mas aprenderam sobreviver por si mesmas, viveram até os fins de seus dias sem se esquecerem do que Sa' sempre falava naqueles dias frios e de triste abandono 'VAMOS MORRER TENTANDO".
Resumos Relacionados
- Ubirajara
- Ubirajara
- Oxum Torna As Mulheres Estéreis
- Tudo O Que Deus Faz E Perfeito.
- A Cidade Do Sol
|
|