Nanopartículas podem danificar DNA à distância 
(Ben Hirschler)
  
Um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra demonstra que nanopartículas podem danificar o DNA de células à distância, mesmo sem cruzar as barreiras celulares que protegem certas partes do corpo.
 
 No experimento os cientistas analisaram o impacto de altas concentrações de nanopartículas metálicas no DNA. Os resultados demonstraram danos dos dois lados da barreira protetora. As partículas que não ultrapassaram a barreira celular de múltiplas camadas geraram moléculas de sinalização que foram então transmitidas para as células do outro lado.
 
 As nanopartículas são partículas cujo diâmetro é medido em bilionésimos de metro. Já são utilizadas em cosméticos e produtos eletrônicos e muito estudadas pela medicina, onde podem ajudar no tratamento de câncer e outras doenças.
 
 Mas a pesquisa recente alerta para riscos ainda não totalmente conhecidos da tecnologia. Em agosto sete mulheres jovens chinesas sofreram danos pulmonares permanentes e duas delas morreram depois de trabalharem sem proteção adequada em uma fábrica de tintas que utilizam nanopartículas. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Nanopartículas-oligonucleares  
  
  
- Definição De Possíveis Perigos Da Nanotecnologia
  
  
- Pequenas Partículas De Beleza
  
  
- “cobra Magnética” Acionada à Distância Funciona Como Bomba De Sucção
  
  
- PlÁstico BiodegradÁvel
  
 
 
 | 
     |