Lobo extinto achado por Darwin é primo do guará
(REINALDO JOSÉ LOPES)
O lobo-das-malvinas, um animal de pelagem dourada que habitava as frias ilhas Malvinas intrigou Charles Darwin e acabaou extinto pela caça indiscriminada em 1876.
Entretanto uma pesquisa coordenada por Graham Slater, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, e publicada na revista científica "Current Biology" diz que um parente do Dusicyon australis, como o bicho é conhecido oficialmente pelos cientistas, ainda esta bem vivo e caminhando pelas matas do Brasil: o lobo-guará.
A pesquisa de Slater e companhia foi realizada após conseguirem obter DNA de cinco exemplares de museu do lobo-das-malvinas. Comparando os genes com os de canídeos modernos ficou claro o parentesco com o lobo-guará, embora a separação das linhagens dos dois animais tenha ocorrido provavelmente há mais de 6 milhões de anos.
A descoberta surpreendeu os cientistas porque indica que as duas espécies já estavam evoluindo separadamente ainda antes de chegarem à América do Sul.
A intriga de Darwin, primeiro especialista a descrever o lobo-das-malvinas, deveu-se ao fato de o animal ser o único mamífero nativo da ilha que dista quase 500km do continente. Ninguém sabe como o lobo foi parar lá.
O extermínio do animal se deu principalmente pelo comércio de sua pele e porque os pastores do local o consideravam uma ameaça para suas ovelhas.
Resumos Relacionados
- Quatro Partes Do Cérebro
- A Verdadeira Histórias Dos Três Porquinhos
- Lobo No Curral E CÃovigilante - Fábulas E Contos
- O Lobo E O Cavalo - FÁbulas
- Los Motivos Del Lobo
|
|