Autismo e educação- reflexões e propostas
(claudio roberto batista e Cleonice Bosa)
Hoje os recursos nos permitem, mais do que antigamente , tornar a criança autista o mais independente possível. Este livro aponta questões fundamentais para esclarecer e combater a falta de informação sobre o autismo e suas manifestações. Objetivando mostrar a importância de uma educação inclusiva seja em classe especial ou não, e ao mesmo tempo nos remete a questionamentos sobre as condições de trabalho, os recursos, a formação dos profissionais para realizar um trabalho efetivo com as crianças e adolescentes que apresentam o transtorno global do desenvolvimento. Essa leitura propicia um entendimento das questões relativas ao autismo , ou mesmo tempo instiga a reflexào e desfaz os mitos e aponta uma resignificação do olhar pedagógico. Destacando a necessidade de um trabalho de combinação das diversas áreas do conhecimento , buscando através da multiplicidade de olhares diante do autismo o acolhimento dos possíveis e múltiplos significados das ações do sujeito. Destacando a atuação da Educação, seu significado no trabalho com as chamadas "necessidades educativas especiais", e suscita o debate sobre a atuação das políticas públicas para educação especial.
Nos deparamos com o relato de experiências de atendimento ,mostrando as possiblidades e pluralidades que do sujeito em questão. Que esse sujeito seja o disparador do que deve ser o atendimento . Para que não utilizemos fórmulas e programas prontos de intervenção.
Resumos Relacionados
- Alterações No Número De Cópias De Genes Podem Explicar Autismo
- Autismo
- Crianças Deficientes Visuais No Brasil: Uma Análise Da Legislação Atual
- Psicomotricidade Na Educação Infantil
- Resenha:formação Docente E Profissional - 2ª Parte
|
|