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Atitudes na comunicação Assertiva
(Varios)

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Atitudes na comunicação Assertiva: Básica; Empática; Discrepante; Sentimentos Negativas; Consequente; Esclarecimento

A atitude Básica caracteriza-se por ser directa, exprimindo os seus direitos e clarificando as suas necessidades, desejos, crenças e sentimentos. Assim, quando necessitamos de nos ausentar em determinada altura podemos dizer directamente ex: "preciso de me ausentar pelas 18h."

A atitude empática exprime, também, as necessidades e desejos mas contendo um elemento de empatia. Quando queremos pedir alguma coisa a uma pessoa podemos dizer sei que está ocupado neste momento mas gostaria de lhe fazer um pedido.

A atitude discrepante aponta a diferença entre o que foi previamente acordado e o que está a acontecer actualmente. Podemos referir, por exemplo, uma situação numa empresa em que se verifica uma alteração de trabalho e a pessoa diria "tal como o entendi concordámos que o projecto A tinha a máxima prioridade. Agora, está a pedir-me mais tempo no projecto B. Gostaria que esclarecesse se há alterações nas prioridades."

Sentimentos negativos, caracteriza-se por chamar a atenção do outro para os efeitos indesejáveis do seu comportamento em si próprio. Pode incluir os seguintes elementos: o quando, os efeitos, o que se sente e o que se gostaria. Por exemplo, quando temos de ficar o fim-de-semana em casa por nos terem dado um trabalho para fazer em cima da hora, pode-se dizer ao me dar o trabalho agora, obriga-me a trabalhar no fim de semana. Sinto-me aborrecido com isso. Gostaria que no futuro isso não voltasse a acontecer.     

Atitude consequente informa à outra pessoa das consequencias para ela não alterar o seu comportamento e dá-lhe uma oportunidade para o fazer. Pode-se assim dizer á pessoa: não gostei do seu comportamento. se isso voltar a acontecer, não tenho alternativa senão aplicar o procedimento disciplinar. Preferia não ter de o fazer. 

Esclarecimento é um comportamento que procura determinar a posição do outro, as suas necessidades, desejos, opiniões e sentimentos. Desta forma, há a preocupação em perguntar ao outro: Que problemas é que isso poderá trazer para si? o que é que preferia fazer? gostaria de saber a sua opiniao sobre isso. 



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