A História do Sorvete
(Telmo Neives)
Prazer reservado exclusivamente aos reis, dizem que Alexandre,o Grande, era apreciador do vinho congelado, Nero entre as suas loucuras a mais conhecida era a de mandar escravos aos montes Apeninos para trazer neve, na qual seus cozinheiros esmagavam frutas e mel. Sêneca desaprovava alguns cidadãos que pagavam somas exorbitantes por essa sobremesa.
Os Chineses e não os Romanos, é que inventaram o sorvete, pois há muito tempo atrás deixavam escorrer uma mistura de neve e salitre pelas paredes exteriores dos recipientes cheios de xarope de frutas, fazendo assim sorveterias primitivas.
Mas,Marco Pólo o navegador genovês, foi quem trouxe da China no século XII a receita, tornando-a popular em Veneza e em toda a Itália.
Na seqüência Catarina de Médici quando casou com Henrique II em 1553, trouxe para a França, seus cozinheiros e suas receitas de sorbets. Seu filho Henrique III, apreciava tanto essa iguaria que os consumia diariamente.
Em 1660 em Paris é fundado o Café Le Procope, pelo italiano Coltelli lançando a moda dos sorvetes sorbets.
Em 1700 o governador de Maryland servia aos seus convidados o sorvete como sobremesa, tal era o sucesso que chegou também na América do Norte.
Já em 1899 em Paris, Auguste Galin inventou um homogenizador para dar textura lisa a tais sobremesas. Daí em diante as invenções/criações se multiplicaram:
em 1903 o cone por Ítalo Marchiony,,os picolés nos anos 1920, as sorveterias em 1926, etc.
Para satisfazer os desejos mais variados dos consumidores a industria criou as formas e as composições para se tomar nas ruas, sobremessas congeladas, sorvetes de iogurte........
Resumos Relacionados
- Http://www.datahaus.com.br/taruma/index.php?arq=historia_sorvete
- Um Sabor Frio Do Oriente
- Como As Crianças Vêem As Coisas
- Benefícios Do Sorvete
- O Sorriso Secreto De Monalisa
|
|