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Comunicação e Moda segundo a semiótica
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  Pré- Projeto

Apresentação do Tema

A semiótica compreende todas as investigações sobre a natureza dos signos, da significação e da comunicação, incluindo o vestuário. A semiótica nos habilita a penetrar no movimento interno das mensagens, o que nos dá a possibilidade e empreender os procedimentos e recursos empregados nas palavras, imagens, diagramas, sons, nas relações entre elas, permitindo a análise das mensagens. As mensagens podem ser analisadas de muitas formas, nas propriedades internas, nos aspectos qualitativos, sensórios como, na linguagem visual, cores linhas, formas, volumes, movimento, dinâmica.
A maneira que as pessoas se vestem, é uma forma de constituir a identidade, sendo a moda um símbolo, transfere significados, que articula igualdades e diferenças, constituindo um estilo próprio ou apenas adequado, sendo assim, o vestuário é uma comunicação. Sendo a moda e o vestuáro uma comunicação frequentemente as decisões de compra do consumidor esta ligada por este desejo de alguma forma comunicar o seu “efeito” pessoal no comportamento individual.
A moda é uma forma de comunicação não-verbal, pois não se utiliza de palavras faladas ou escritas, mesmo camisetas com sl9gans, tecidos estampados, seus significados excedem o significado literal destas palavras e slogans.
Para se tornar moda, a roupa ou coleção precisa ser comunicada, difundida e interpretada. Nesse processo a mídia exerce uma função essencial fazer a comunicação social. No entanto, a moda é a imitação de modelo estabelecido que satisfaça a demanda por adaptação social, diferenciação e mudança, que é adotada por um grupo social.

Delimitação do Tema

Estudo sobre a comunicação a partir da Moda, sob visão semiótica, sem limitação de espaço, em tempos atuais.

Objeto
 
A Moda, sua comunicação e influencia podem ser estudadas a partir da semiótica?

Objetivos
 
- Trazer aspectos comunicacionais da Moda;
- Verificar a “sensação” que a moda causa segundo a semiótica;
- Relação da Moda com a Integração social;
- Verificar a comunicação que é estabelecida a partir de nossas roupas.

Justificativa
 
A partir da Moda, o design, nos possibilita entender a semiótica, que é como uma embalagem, um rótulo, que é utilizado na moda para despertar sensações.
 Identificando a que tipo de comunicação é estabelecida por nossas roupas e acessórios, sendo à comunicação a transferência de significados, constituindo como discurso social, político, econômico, estético modelizador de comportamentos e sua relação com a integração social.
A moda atende cegamente aos ditames do consumo. Se uma imagem è um bom produto, se vende bem, essa imagem será perseguida sem tréguas e sem limites. A conclusão a que se chega é que a moda nos causa emoções.
Sabemos que em sua interpretação mais usual, a moda em vestuário é traduzida como um padrão na forma de vestir. Descrever a moda como padronização de gostos e estilos é quase um senso comum os círculos que tratam ou interagem, sobre ela.
Se  tomarmos a moda como praticas comunicativas, podemos entender as operações comunicativas que desenvolvem, então primeiramente temos que entender como a roupa, e também os acessórios, se perfazem em signos
Bibliografia
 
PEIRCE. Charles Sanders. Semiótica e filosofia.
 
SANTAELLA. Lucia. Semiótica Aplicada, 2002
 
SANTAELLA. Lucia. O que é semiótica. Editora brasiliense, 2004
 
BARTHES.Roland. O /sistema da Moda, 1979
 
BARNARD. M. Moda e Comunicação, 2003
 



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