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Simuladores Comorecurso De Apoio Didático
(Everaldo Sanches)

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Resumo:
Monografia Simuladores como recurso de apoio didático.
Autor: Everaldo Sanches
Por Galo Cego
A utilização de simuladores como recurso didático já é uma realidade no setor da educação.
Como exemplo também se pode observar o uso destes recursos no ensino aeronáutico, no técnico mecânico ou eletrônico entre outros.
O Desafio Sebrae é outro exemplo da aplicação desta tecnologia que visa apoiar a formação de futuros gestores ou ainda empreendedores.
Neste contexto buscou-se uma forma de se aplicar à simulação dentro do curso de Produção Industrial da Fatec-TQ como recurso de apoio didático.
Como objetivo para tal dois simuladores serão escolhidos e submetidos a uma análise da sua viabilidade como recurso de apoio didático.
O objeto deste estudo será o sistema de informação que estes simuladores dispõem para auxiliar a tomada de decisão e o planejamento estratégico.

A estrutura do trabalho se divide em 5 capítulos.
Capitulo 1 ? Definições e conceitos, aborda os conceitos de utilização do computador no ensino e as definições de alguns termos.
Capítulo 2 ? Descrição das técnicas de avaliação do simulador demonstra um padrão para a avaliação dos simuladores e também os objetivos pedagógicos que estes simuladores devem apoiar.
Capítulo 3 ? Descrição do primeiro Simulador, descreve o simulador Sim City 4 de acordo com as especificações do capítulo 2.
Capítulo 4 ? Descrição do segundo Simulador, descreve o simulador Railroad Tycoon II de acordo com as especificações do capítulo 2.
Capítulo 5 ? Comparação entre os dois Simuladores, este capítulo tem o objetivo de através da comparação poder mostrar os pontos fortes e pontos fracos de cada simulador em questão.
Em especifico a utilização destes programas seria feita para a simulação de um ambiente empresarial onde o estudante assumiria o papel de gestor de uma organização, que deverá gerir seus recurso para faze-la se desenvolver.
Fora notado dentro de seus fatores positivos a possibilidade de se realizar um planejamento estratégico e algumas ferramentas para tomada de decisão, que se apoiavam nas teorias vistas em aula.
Dentro de seus fatores negativos foi notado varias não conformidades tais como a inexistência de inflação, diferenças culturais e legislativas entre a simulação e a realidade brasileira.
Porem mesmo com fatores desta natureza os dois programas apresentaram características particulares que demonstraram alguns aspectos interessantes para o desenvolvimento do Tecnólogo em Produção com Ênfase Industrial.



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