O trababalhador brasileiro
(Hilvany Araújo)
O trabalhador brasileiro
O trabalhador brasileiro é magnífico vive de diversas formas. Em outro mundo podemos dizer que ele é um herói, que possui força física e moral para trazer o alimento aos seus familiares. Quando precisa, é um verdadeiro homem ou mulher que com tanta injustiça social tem que acordar cedo, digo cedo não e sim madruga para trazer um pão de manhã para seu filho, a qual chora de tanta fome que passa.
É um verdadeiro herói, o brasileiro que pela manha não tem nem o pão para comer e ainda pensa em comer uma lasanha no almoço, pois o arroz e feijão é sua melhor e mais magnífica refeição, porque ela vai ser a única do dia, não tem merenda, lanche, porque não dá mesmo.
Se colocar a mão no bolso não tira nem um vintém porque não ganha e sim procura como um desesperado pela única coisa que ele sabe fazer todos os dias trazer o pão aos seus filhos que choram de fome. Ainda chamam o trabalhador brasileiro de preguiçoso e quando tenta um emprego tem que ficar na fila que são léguas e léguas de distância.
A burocracia que o sistema coloca como uma marcha a seguir tem como base dizer que se o trabalhador não tem estudo, o mesmo não é qualificado para tal serviço e o trabalhador ainda responde com os olhos calejados de saber que vão dispensá-los porque não tem o ensino fundamental completo e fica triste e volta para casa com um ar de tristeza que nem a melhor comida do mundo fará jeito. Porque volta como um derrotado pela sua condição de pobreza, de não lutar desde criança para enfrentar as barreiras sociais da vida no mundo selvagem. Este é nosso trabalhador brasileiro que tem de suportar toda carga da vida e ainda ser chamado de mau caráter pelas pessoas talvez pela sua roupa que anda rasgada.
O bico é o único trabalho que faz todo dia, não tem carteira assinada, mas tem dinheiro, nem sabe se estão explorando porque nem importa, porque o mesmo quer uma vida se for assim. O bico, às vezes, é uma forma de compensar de tantas derrotas que passa pela vida, ele vive e sobrevive de muitas formas para ter pelo menos um pedaço do pão e ele mesmo sabendo que é pouco demais, mas é a única coisa que veio para ele e ainda agradece porque não tem mesmo opção de escolha se ele quiser tem que estudar concorrer e ter algo promissor.Mas a luta do dia a dia o trabalhador sobrevive e vive. Sabe quando aumenta um pão e seu dinheiro fica reduzido a pó, que vida indigna que passa todos os dias sem nem uma luz no final do túnel.
Diríamos que o trabalhador brasileiro é um super empresário, que se autodisciplina para encontrar as várias razões de viver. Pois até mesmo para encontrar seu local de bico com suas vendas, ele próprio tem que chegar e organizar, isto são de dá inveja a qualquer um dos maiores administradores do mundo.
Resumos Relacionados
- Políticas Públicas Em Saúde
- Tempos Modernos
- O Que É Hardwork?
- Sobre A Luta De Classes
- Mega-sena Pode Pagar R$ 44 Milhões
|
|