O Seminarista 
(Bernardo Joaquim da Silva Guimarães)
  
O livro "O Seminarista" narra uma linda história de amor entre uma moça, Margarida e o padre, Eugênio numa certa vila da província de Minas Gerais.
     Para a mãe de Eugênio, Margarida tinha o germe da perdição e certamente desviaria seu filho de sua santa vocação.O  menino Eugênio renuncia a tudo, inclusive ao seu grande amor para fazer a vontade dos seus pais que é seguir o sacerdócio.
     No seminário, Eugênio se sentia numa  prisão monótona e austera, ele pensava em Margarida e escrevia versos para ela. Não suportando mais viver sem seu grande amor, até resolve abandonar a vida religiosa , porém seus pais o impede  dando-lhe a ele uma falsa notícia de que Margarida estava casada. Eugênio se torna sacerdote.
      Aos quatro anos que se encontrava no seminário, Eugênio  retorna à cidade natal, Margarida estava doente, tinha  o germe da  morte  destruindo sua existência e tendo um triste pressentimento, com o vigário quis se confessar.
     Por um caapricho do destino, Eugênio e Margarida se encontram e se amaram, realizando o sonho acalentado desde a juventude. Porém, no outro dia um pobre caixão sem tampa guardava o corpo de alguém . Ao saber que morrera Margarida , louco, Eugênio foge do templo correndo, sem sua amada, ele não seria ninguém. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- O Seminarista
  
  
- O Seminarista
  
  
- O Seminarista  
  
  
- O Seminarista  
  
  
- O Semianarista
  
 
 
 | 
     |