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Fiat 500
(Fiat)

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O Fiat 500 (Cinquecento é a palavra italiana para 500), é um carro produzido pela montadora italiana Fiat entre 1957 e 1975 (somente o Fiat 500 K foi produzido até 1977). Ele foi projetado por Dante Giacosa. Lançado colo a Nuova 500, como um carro urbano barato e prático para combater os altos índices de engarrafamentos nas cidades italianas. Medindo apenas 2,97m de comprimento, e originalmente equipado com um pequeno motor dois cilindros de 479cv, refrigerado a ar, o 500 redefiniu o termo "carro pequeno" e é considerado o primeiro carro urbano. História: para conhecer a demanda no mercado pós-guerra que pedia carros econômicos, o Fiat 500 foi moldado na plataforma do Fusca da Volkswagen. Muitos projetistas seguiram o mesmo modelo e foram bem-sucedidos. Mas somente o Fiat 500 foi usado como base para outros carros na Europa. As empresas Neckar da Alemanha e Steyr-Puch da Áustria fizeram carros que foram legalmente baseados no Fiat 500. Apesar do seu tamanho pequeno, o 500 provou ser um carro muito prático e popular pela Europa. Além do coupé duas portas, ele também estava disponível como a perua "Giardiniera"; essa variante se aproveitou da mecânica, e teve sua plataforma aumentada em 10cm que foi utilizada para por um banco traseiro, teto solar e grandes freios do Fiat 600. A produção do 500 se encerrou em 1975, apesar do seu sucessor, o Fiat 126, ter sido lançado dois anos antes. O 126 nunca conseguiu ser tão popular quanto seu predecessor na Itália, mas foi (e ainda é) muito popular nos países do Leste Europeu, pois é conhecido pela sua economicidade e durabilidade mecânica. 



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