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Aprendizado e desenvolvimento
(Oliveira Marta K. de Vigotsky)

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A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA
 
          Vigotsky dedicou seus estudos às funções psicológicas superiores ou processos mentais superiores que são os mecanismos psicológicos complexos do ser humano. O funcionamento psicológico que estabelece as relações homens e mundo são mediados por instrumentos e signos.
          Os signos agem como instrumentos da atividade psicológica. Fazer uma lista de compra por escrito, um mapa para encontrar caminhos são exemplos de mediação que melhoram as possibilidades de controle da ação psicológica.As representações mentais da realidade exterior são os principais mediadores na relação do com o mundo.
         Os sistemas simbólicos, principalmente a linguagem exercem papel fundamental na comunicação e na interpretação de significados socialmente compartilhados.
 
PENSAMENTO E LINGUAGEM
 
           Vigotsky trabalha com duas funções básicas da linguagem: intercâmbio social e pensamento generalizante.           
 
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
 
            A importância que Vigotsky dá ao papel social do outro no desenvolvimento dos indivíduos e  as relações entre desenvolvimento e aprendizado cristalizam –se no conceito de zona de desenvolvimento proximal.
         Existe o desenvolvimento real , que é a capacidade que o indivíduo tem de realizar uma tarefa sozinho e o desenvolvimento potencial , que é a capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou companheiros mais capazes.
        É a partir da postulação da existência dos dois níveis de desenvolvimento - o real e o potencial que Vigotsky define a zona de desenvolvimento proximal , isto é,a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela independência na solução de problemas, e o nível de desenvolvimento proximal , determinado pela solução de problemas sob a orientação de adultos ou companheiros mais capazes. É na zona de desenvolvimento proximal que a interferência de outros indivíduos é mais transformadora.
   A EVOLUÇÃO DA ESCRITA NA CRIANÇA
 
          A aquisição da escrita para Vigotsky ocorre muito antes da criança entrar na escola.A principal condição necessária para que a criança seja capaz de compreender a língua escrita é descobrir que a língua escrita é um sistema de signos que não têm significado em si , é uma representação da realidade com função instrumental , funcionando como suporte para a memória e a transmissão de idéias e conceitos.
Percepção, atenção e memória
 
          A mediação simbólica e a origem sócio cultural dos processos psicológicos superiores são pressupostos fundamentais para a percepção. A possibilidade da percepção é definida pelas características do sistema sensorial humano e com o desenvolvimento, por meio da internalização de conceitos e significados culturalmente desenvolvidos, a percepção passa a ser mediada por conteúdos culturais. Assim quando olhamos para um par de óculos, não vemos dois círculos unidos por varetas e sim um par de óculos com funções socialmente determinadas.
          Tal como na percepção, o processo da atenção voluntária está relacionado à atividade desenvolvida pelo indivíduo e ao seu significado , ao longo do desenvolvimento em interação com o meio.
         A memória não mediada, assim como a percepção sensorial e a atenção involuntária também é inata ao organismo da espécie humana. Os grupos humanos desenvolvem inúmeras  formas de utilização de signos para auxiliar a memória com:
( calendários, agendas...) , portanto , a capacidade de memorização é aumentada com o aprendizado.
      



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